GPInterconexões celebra a organização de cartilha e rótulos em comunidades de Itaiacoca e Três Córregos

Em comemoração a um ano de atividades desenvolvidas, pelos novos membros do GPInterconexões – Drª Tanize Tomasi, Msc. Renato Pereira, Msc. Cleusi Terezinha Bobato Stadler e Engenheira de Alimentos Fernanda Arruda Paes -, em parceria com os moradores das Comunidades rurais e tradicionais de Itaiacoca (Ponta Grossa – PR) e Três Córregos (Campo Largo – PR) elaborou-se a cartilha “Saberes-Fazeres das Comunidades Tradicionais e Rurais da Estrada da Lomba – Paraná” e rótulos dos seus produtos.

A cartilha que contempla as comunidades Faxinal Sete Saltos de Baixo (Ponta Grossa), Sete Saltos de Cima (Ponta Grossa) e Palmital dos Pretos (Campo Largo) teve como autores Tanize Tomasi, Renato Pereira e Nicolas Floriani e colaboração de Cleusi Terezinha Bobato Stadler e Fernanda Arruda Paes. Os saberes-fazeres, as práticas agrícolas tradicionais e agroecológicas, as práticas de benzimento e cura, as práticas culinárias, as sementes crioulas, o ferramental foram alguns dos conhecimentos destes agricultores organizados neste material. As fotografias de autoria de Renato e Tanize registram os momentos de vivência junto ao cotidiano dos moradores. Também contempla a criação de dois selos, um faxinalense – que é uma criação do projeto de extensão “Selo Socioambiental Produtos da Agrofloresta Faxinalense: capacitação sociotécnica e empoderamento jurídico para a inclusão social e geração de renda de populações tradicionais do Paraná” (Edital USF/SETI)-, e outro consolidando a organização de agricultores rurais e tradicionais na Rede SAPE – Saberes Agroecológicos de Permanência, inciativa regional-local gestada pela comunidade e apoiada pelos pesquisadores Renato e Tanize. 

Oficinas realizadas pela Engenheira de Alimentos Fernanda e pela graduanda do mesmo curso Tayná, ambas integrantes do Projeto Selo Faxinalense foram parceiras na coleta das receitas da culinária local e construção dos rótulos dos produtos, com a elaboração da tabela nutricional por Fernanda e a diagramação e arte por Renato e Tanize.

Os rótulos e a cartilha foram lançados no evento Pré-Cepial que ocorreu nos dias 16 e 17 de agosto em Rebouças-PR. Seis representantes das comunidades participaram do evento, além de outros moradores que enviaram seus produtos para a exposição e comercialização. Também puderam divulgar suas trilhas turísticas levando os banners com os cartogramas sociais. O transporte dos moradores contou com o apoio da UEPG e o acompanhamento da integrante do GPInterconexões Ingrid (Graduanda Geografia).

Durante a Feira Regional de Sementes Crioulas teve-se a exposição do mostruário com os exemplares levantados pelas atividades de pesquisa da Tese da doutorando do PPGEO Cleusi que contemplam dentro outras, estas comunidades.

Skip to content