IESol realiza formação no Bairro Santa Mônica
Integrantes da AFESOL falam de suas vivências na associação
Na última terça-feira (23), a Incubadora de Empreendimentos Solidários da UEPG (IESol) realizou uma formação com a comunidade do Bairro Santa Mônica, em parceria com o colégio Marista. A atividade abordou assuntos como a aplicação da Economia Solidária, a vivência em uma associação e a importância de se pensar em grupo.
Janete Rosa, que faz parte da associação afirma que a atividade foi importante por ressaltar os anos de caminhada no grupo: “conversar com as mulheres sobre o trabalho realizado em equipe aplicando a economia solidária demonstra nossa vivência e a razão pela qual a nossa associação perseverou.” Janete ainda ressaltou a importância de explicar os conceitos da ECOSOL, afirmando que o que fortalece o trabalho é o próprio grupo: “não pode haver competitividade”.
A terceira oficina realizada pela IESol em parceria com o Colégio Marista foi mais prática. Enquanto as duas primeiras explicitaram aspectos técnicos em relação a Instituição como o que é economia solidária, a oficina do dia 23 focou em outros aspectos. “Foi a oficina mais prática porque levamos as feirantes da AFESOL para contarem suas experiências, o trabalho feito pela IESol ficou mais claro para os participantes pois mostramos nossas perspectivas”, explica Manuela Salau Brasil, técnica adjunta da Incubadora.
As oficinas fazem parte do projeto de incubação de território no bairro Santa Mônica em conjunto com colégio Marista. Os encontros pretendem preparar os participantes para Rua Cultural, que acontece dia 28 de setembro no Colégio Marista.
Por Pedro Andrade