IESol produz dez trabalhos científicos para CONEX e SEURS
A Incubadora debateu a economia solidária na extensão universitária
Integrantes da IESol participaram da 21ª edição do Conversando sobre Extensão (CONEX) e do 41° Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (SEURS). As apresentações ocorreram entre os dias 23 e 27 de outubro, de forma remota e presencial, de acordo com a determinação dos eventos. No total, seis estudantes da Incubadora apresentaram trabalhos nos congressos extensionistas, com o intuito de incentivar o conhecimento científico sobre a economia solidária.
O Conex é um evento promovido anualmente pela Diretoria de Extensão Universitária (DEU) e pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (PROEX). A finalidade do evento é reunir trabalhos de estudantes bolsistas ou não para debater a prática extensionista na universidade.
Bianca Costa é assistente social e apresentou seu trabalho no Conex. A autora retrata a construção da identidade visual da Associação de Mulheres da Economia Solidária (AMES) por meio de redes sociais, feita em uma formação realizada pela IESol em 07 de julho. “O trabalho contribui para o desenvolvimento dos estudantes e a visibilidade do projeto. Foi um ponto de partida para começar uma divulgação maior do grupo”, conta. A IESol submeteu quatro resumos expandidos sobre o projeto AMES ao evento.
A assistente social ressalta a importância de se produzir para eventos científicos. “É uma oportunidade de mostrar um projeto de extensão para uma universidade inteira, além da interação, que gera a possibilidade de estabelecer parcerias entre diferentes projetos. É um momento de grande visibilidade”, opina Bianca.
Rafaelly Duma é estagiária da IESol e esteve presente como apresentadora no Conex e no SEURS. Ela comenta sobre a produção de trabalhos científicos da Incubadora para esta edição do Conex. “Através da produção de conhecimento, tornamos a Economia Solidária ainda mais inclusiva e acessível para todos (as). Os trabalhos que foram produzidos para o Conex tem o poder de levar a extensão para a comunidade externa, além de compartilhar os conhecimentos e mostrar aos Empreendimentos todo o desenvolvimento e resultados da Economia Solidária, para além da geração de trabalho e renda”, diz.
Rafaelly Duma durante apresentação no SEURS 2023. Foto: Divulgação
A estagiária também opina sobre a sua participação no SEURS. “Foi uma das experiências mais ricas dentro da extensão universitária. Além de ver a pesquisa, ensino e extensão lado a lado, tive a oportunidade de trocar experiências com diferentes Universidades do Sul, experiências que no nosso processo de formação acadêmica são ricas”, opina Rafaelly.
A 41ª edição do SEURS recebeu apresentações de trabalhos científicos de forma presencial, na UEPG Campus Uvaranas, entre os dias 25 e 27 de outubro. Já o Conex foi realizado de forma remota, com apresentações via Google Meet entre os dias 23 e 25 deste mês.