IESol promove feira julina com Clube de Trocas na UEPG

As atividades realizadas pela incubadora tem participação da Feira Solidária IESol/UEPG (FESU)

Na quinta-feira (21) a IESol realiza uma Feira Julina no pátio da UEPG Central, em parceria com a tradicional FESU que acontece todas as quintas-feiras no hall de entrada do bloco B da Universidade. O evento tem por objetivo divulgar a IESol e a Economia Solidária, além de auxiliar na divulgação dos empreendimentos econômicos solidários (EES) incubados  e estimular o consumo solidário.

Além da feira, a equipe também promove um Clube de Trocas, atividade onde os participantes trocam objetos entre si com o intuito de afirmar valores e princípios da Economia Solidária, sem ter apego por valores monetários de cada objeto envolvido nas trocas.

Durante o evento, a comercialização é feita apenas pelos grupos incubados pela IESol, de forma a estimular o consumo solidário. De tal modo, além dos produtos comumente comercializados na feira, haverá comidas típicas de festa julina, como pé de moleque, canjica, pipoca, brigadeiro de amendoim, quentão (sem álcool) e o tradicional bolo de Santo Antônio para venda. Também serão vendidos correios elegantes pelo valor de R$1,50.

CLUBE DE TROCAS

A ideia de Clube de Trocas remete ao escambo, com a troca direta de produtos, serviços ou saberes sem ter utilização de recursos financeiros. No clube de trocas o dinheiro perde centralidade para os valores e princípios da Economia Solidária.

O Clube de Trocas acontece de forma em que cada participante traz um produto, serviço ou saber para trocar com outro membro. As trocas ocorrem de forma rápida e com o consentimento de ambos os participantes, sem qualquer tipo de negociação que remeta à ganhos financeiros.

O evento é precedido de uma roda de conversas, incluindo a leitura dos princípios e regulamento. Ao fim, é feita uma avaliação do Clube de Trocas.

Na atividade, é expressamente proibida a troca de produtos como cigarros, bebidas alcoólicas, medicamentos e congêneres.

Segundo Manuela Brasil, técnica na IESol, o Clube de Trocas é uma forma de provar que é possível conseguir produtos, conhecimentos e serviços sem a utilização de uso do dinheiro. “A relação se dá a partir de encontros onde acontecem conversas, diálogos e as trocas acontecem no contexto de união”.

“É importante que o evento aconteça na Universidade, pois é um espaço privilegiado para atividades novas e um tanto diferentes”, relata Manuela.

A feira julina acontece durante os períodos da manhã e tarde, no hall de entrada do bloco B e pátio do Campus Central, próximo ao Departamento de Jornalismo. Já o clube de trocas acontece 13h15, no pátio. É fundamental que os participantes tragam objetos para realizar as trocas, sem precisar utilizar dinheiro para comparecer.