Lama/UEPG comemora 24 anos do primeiro trote solidário da UEPG

Na década de 80 e 90 os trotes violentos nas Universidades Brasileiras eram uma realidade, em alguns casos com muitos acadêmicos machucados e muitas vezes levando a óbito. No final da década de 90 algumas universidades paulistas criaram o trote solidário, onde acadêmicos veteranos e calouros realizavam algumas atividades de solidariedade junto a comunidades próximas. No ano de 2000, o Laboratório de Mecanização Agrícola da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Lama/UEPG) realizou o primeiro trote solidário da UEPG, talvez do Sul do Brasil, denominado de Trote Amigo. Este foi realizado em dois dias, no primeiro dia os calouros arrecadaram alimentos, totalizando mais de 1.600 kg. No segundo dia os alimentos foram entregues na Cidade dos Meninos (na época, a entidade prestava serviço de acolhimento), bem como foram realizadas várias brincadeiras com as crianças e adolescentes da instituição que formavam grupos com os calouros. No decorrer do dia, o grupo de bolsistas do Lama/UEPG, que escreveu e idealizou, encenou uma peça de teatro tratando de alimentação saudável, importância dos hortifrutis, bem como referenciando sistemas agroecológicos de produção de alimentos.