Lama/UEPG participa de programa especial de TV sobre Plantio Direto

Prof. Jaime concedendo entrevista sobre plantio direto em programa da rede Massa/SBT.

Com participação direta na história do Plantio Direto (PD), o Laboratório de Mecanização Agrícola da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Lama/UEPG) participou em gravação de programa especial sobre a técnico que a Rede Massa/SBT está realizando. O prof. Jaime Alberti Gomes, representou o Lama/UEPG, e concedeu entrevista onde lembrou alguns fatos históricos, os desafios iniciais, por exemplo a Agronomia/UEPG, foi o primeiro curso a ter uma disciplina curricular obrigatória intitulada Plantio Direto. Na época, alguns dos desafios eram a transformação da mecanização para manejo do solo sem revolvimento e manejo de cobertura do solo, tanto viva como morta. Os desafios se mantêm, O Prof. Jaime comentou que a “UEPG tem linhas de pesquisa quanto a fertilidade química em subsuperfície, pois não tem mais revolvimento do solo, a compreensão de micro e macro biologia do solo que o sistema proporciona, tanto como convivência como otimização para produtividade, manutenção da conservação de solo e água, entre outros”. Ao mesmo tempo, tecnologias, muitas vezes sem robustez científica são oferecidas aos produtores. Tecnologias novas, todas com prós e contras, sabendo usar com certeza o produtor vai obter ganhos de produtividade, econômicos, porém o simples fato de adquirir tal tecnologia não garante nada disso.

O desafio da Universidade é validar, ou não, tal tecnologia. O Prof. Jaime relata exemplos deste tipo de desafio; “agricultura de precisão, eletrônica embarcada, VANT (drone), todas trazem muito conhecimento e muita informação, porém o produtor, o técnico vai ter que tomar decisões, por exemplo: AP a simples aplicação em taxa variável resolve? Uma área de menor fertilidade natural (solo ruim), solo arenoso, solo raso (típico dos campos gerais), o simples fato de jogar mais adubo vai dar mais dinheiro? não, não vai. Eletrônica embarcada, um painel ou dois painéis com um monte de números, vai produzir mais? não, não vai. Exemplo, alguns tratores trazem a porcentagem de patinagem das rodas de tração, o que é isso, se falar com as pessoas, irão dizer que se a patinagem for zero é bom, não é, a melhor eficiência de tração, economia, força é em solo de PD, entorno de 10%. Drone, muito interessante, menos manobras, mais eficiente quanto a janela agronômica, menos compactação, porém não podemos esquecer que temos um alvo (doença, inseto), temos uma calda, temos uma ponta que vai gerar um tamanho de gota, fatores que erramos bastante na aplicação tradicional e que mesmo com VANT continuamos errando”.