Aluna de Artes Visuais apresenta TCC sobre trajetória pessoal como autista.

LORIANE MIERZVA

Como é ser uma pessoa do espectro autista na área acadêmica? A pergunta foi tema do trabalho de conclusão de curso de Loriane Mierzva, aluna do curso de Licenciatura em Artes Visuais, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Intitulado ‘Inclusão e História de Vida Pessoal e Acadêmica’, o trabalho foi apresentado no último dia 23. No projeto, Loriane aborda sua trajetória de vida, com o objetivo de contribuir para a formação de professores e repensar a inclusão na educação. TCC de Loriane fala sobre transtornos globais de desenvolvimento, inclusão e história da aluna. “Apresentei todas as dificuldades que tive com escolas conceituadas que não sabiam o que era inclusão. Nos dias de hoje, se faz necessário conhecimento e preparo na educação para inclusão, embora exista apenas em tese, pois a realidade é outra”. Durante a graduação, Loriane teve contato com áreas que sempre se interessou, como pinturas, fotografia e artes em geral. A experiência possibilitou, também, que a aluna pudesse exercer a didática como professora. “Nunca havia me imaginado como professora e tive essa experiência dando essas aulas nos estágios. Isso foi muito importante para mim, pois estou me formando em artes visuais, o que levarei por toda minha vida”, explica. Sua orientadora de TCC, professora Ana Luiza Ruschel Nunes, explica que o tema foi negociado com Loriane, de forma dialogada e sem imposições. “Mas nós queríamos propor que ela contasse sua história de vida. Isso seria uma forma de conscientização na compreensão dos limites e possibilidades de seus transtornos”. Loriane aceitou e a dupla iniciou os trabalhos para produzir uma autobiografia, de seu percurso pessoal e acadêmico, sempre com intermediação de seus pais. “A cada dia ela gostava mais do tema, das buscas teóricas e da construção de um portfólio de sua produção durante o curso”, ressalta Profª Drª Ana Luiza Ruschel Nunes.

Profa Ana Luiza e a acadêmica Loriane

Loriane conta que, durante a apresentação, estava um pouco nervosa, “mas, como conhecia as pessoas que estavam assistindo, me tranquilizei. Agradeço aos meus pais, professores e colegas, que, mesmo diante do desconhecido, foram atrás e conseguiram mudar todo o sistema para poder trabalhar com uma aluna autista”. A acadêmica ressalta que sua passagem pela universidade foi um aprendizado para todos, “pois eles agora estão prontos para receber outros alunos com transtornos. Meu agradecimento especial à minha orientadora, que me ajudou muito, e juntas vamos transformar meu TCC em livro”.

Parabéns querida acadêmica LORIANE MIERZVA!

Matéria na íntegra UEPG/CCOM: https://www.uepg.br/tcc-loriane/  / texto: Jéssica Natal/ fotos: arquivo pessoal.

Matéria ARede: https://d.arede.info/ponta-grossa/376197/aluna-da-uepg-apresenta-tcc-sobre-trajetoria-como-autista?fbclid=IwAR0WfTOH62ep7pWNWyiNQ3cOBQfJcRMkB3gYsAJkTkjtF1YYA4acGkNdAWs