O município de Ponta Grossa é o núcleo de uma das regiões mais populosas do Paraná: Campos Gerais constituído por 24 municípios. O número de matrículas de alunos na Educação Básica tem crescido de forma significativa, havendo a necessidade de promover a formação de professores capacitados e em número suficiente para atender a demanda regional. Considerando que a UEPG é a única universidade pública na região a oferecer o curso de Licenciatura em Matemática, os números são preocupantes e apontam para uma crescente escassez de professores, em contraste com o aumento de matrículas na Educação Básica.
Outro dado importante é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)[1]: um indicador educacional que relaciona informações de rendimento escolar (aprovação) e desempenho (proficiências) em exames padronizados em provas que incluem a Matemática, com foco na resolução de problemas. Esse indicador educacional revela que tanto o município de Ponta Grossa como o estado do Paraná obtiveram crescimento em 2021, mas não atingiram as metas projetadas para o período. Para os anos finais do Ensino Fundamental, as metas foram de 5,3 para o estado e 5,7 para o município, enquanto o Ideb obtido foi de 5,2 para ambos. Já para o Ensino Médio, a meta foi obtida apenas na cidade de Ponta Grossa: Ideb de 4,7 com meta relativamente baixa de 4,1. Já para o Estado, a meta projetada foi de 5,1 e o Ideb obtido foi 4,6.
Há, portanto, a necessidade de melhoria da qualidade educacional nos níveis do Ensino Básico, e essa melhoria passa obrigatoriamente por uma melhor qualificação na formação inicial e continuada dos docentes que atuam no Ensino Básico, em específico na formação inicial de professores de Matemática. Observa-se que o Plano Nacional de Educação[2] (Lei n.º 13.005/2014) já destaca na Meta 7 – referente ao magistério da Educação Básica, a importância de “fomentar a qualidade da educação básica em todas as etapas e modalidades, com melhoria do fluxo escolar e da aprendizagem de modo a atingir as médias nacionais para o Ideb” (Plano 2014 – 2024).
Assim, o curso de Licenciatura em Matemática da UEPG aqui proposto, pretende além de formar professores em número suficiente para o atendimento da demanda nas instituições de ensino da região, formar profissionais qualificados de ensino que contribuam para a superação das desigualdades de oportunidades de acesso à cultura e à cidadania, promovendo uma melhora continuada no quadro de desempenho dos alunos da Educação Básica.
[1] QEdu. Use dados. Transforme a educação. 2020. Disponível em: https://novo.qedu.org.br/ Acesso em: 10 out. 2022
[2] BRASIL. Lei n.º 13.005, de 25 de junho de 2014. Plano Nacional de Educação – PNE. Diário Oficial da União, Brasília. Disponível em: https://pne.mec.gov.br/18-planos-subnacionais-de-educacao/543-plano-nacional-de-educacao-lei-n-13-005-2014 Acesso em: 10 out. 2022.