Mobilidade Acadêmica

A participação em intercâmbio estudantil é uma importante oportunidade para abertura dos horizontes de formação. A mobilidade acadêmica prevê a possibilidade de cursar disciplinas fora da UEPG incorporando estes estudos a sua matriz curricular. A participação no Programa Ciência sem Fronteiras[1] é uma das iniciativas que favorece o processo de internacionalização.

A UEPG conta com o Programa de Mobilidade Estudantil Internacional – PROMEI que se encontra regulamentado pela Resolução CEPE n.º 54 de 16/12/2004. As oportunidades de mobilidade são de responsabilidade do Escritório para Relações Internacionais – ERI[2], o qual lançará editais, nos casos em que couber, que informarão os prazos e procedimentos relativos aos programas em desenvolvimento.

Em julho de 2010, a UEPG assinou acordo possibilitando a participação de alunos da UEPG no Programa de Licenciaturas Internacionais – PLI da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoa de Nível Superior – CAPES em conjunto com o Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras – GCUB, com o propósito de conhecer o cenário educacional, científico e tecnológico das instituições lusitanas, além de fortalecer as relações vigentes e estabelecer convênios, sobretudo na área da mobilidade estudantil. Acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática foram contemplados por meio de proposta em edital 008/2011 do Programa de Licenciaturas Internacionais Capes/Universidade de Coimbra. Três acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática que participaram do PLI receberam dupla diplomação, no âmbito do acordo de cooperação internacional firmado entre a UEPG e Universidade de Coimbra.

No âmbito do Programa Ciência Sem Fronteiras, um acadêmico do curso participou desta modalidade, conforme critérios de edital 39/2011 da PROPESP, complementando seus estudos na University of Queensland, Austrália. Já por meio do Programa de Mobilidade Estudantil Internacional – PROMEI, uma acadêmica cursou um semestre na Universidad de Buenos Aires, UBA, Argentina no ano de 2019.

Considerando o ano de 2022, o curso de Licenciatura em Matemática participou do Edital ERI/PROGRAD UEPG 01.2022 para recebimento de até 5 (cinco) alunos internacionais de graduação para o ano letivo de 2023. Esta ação tem como objetivo possibilitar a alunos internacionais de graduação presencial de Instituições de Ensino Superior com as quais a UEPG mantém acordos de cooperação a oportunidade de participação no Programa de Mobilidade Estudantil Internacional da UEPG.

Importante destacar que a Universidade conta com programas, como o Paraná Fala Idiomas e a Escola de Línguas, Literaturas e Culturas – ESLIN (antigo CLEC – UEPG) que permitem a aprendizagem e o aprimoramento de diferentes línguas estrangeiras, facilitando o processo de internacionalização.

[1] BRASIL. CNPq. Ciência sem Fronteiras. Disponível em: https://www.gov.br/cnpq/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/programas/ciencia-sem-fronteiras Acesso em: 11 out. 2022.

[2] ERI. Escritório de Relações Internacionais. Disponível em: www2.uepg.br/eri/ Acesso em: 11 out. 2022.

Skip to content