Apresentação

O Curso de Matemática foi criado pelo Decreto Federal n.º 28.169 de 8 de novembro de 1949 com autorização oficial em 1 de junho de 1950. Em 1953, havia dois cursos: Bacharelado com duração de três anos e Licenciatura em Matemática com duração de quatro anos, sendo um ano de Didática.

Em 1961, com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, o curso de Licenciatura em Matemática contemplou, em sua grade, conteúdos específicos e pedagógicos com duração de quatro anos.

Em 1974, a Licenciatura em Matemática foi substituída pela Licenciatura Curta em Ciências e suas Habilitações. Em 1984, o curso de Licenciatura em Matemática foi reativado pela Resolução CEPE 96/1984 em regime semestral de créditos, sendo que em 1990 passou a ser em regime seriado anual.

A última reformulação do curso presencial aconteceu em 2005 com base na Legislação da Formação de Professores da Educação Básica, Resolução CP/CNE n.º 1 de 18 de fevereiro de 2002 e de acordo com a norma interna da UEPG, a Resolução CEPE n.º 49 de 22 de julho de 2004.

Em 2009, entrou em funcionamento o curso de Licenciatura em Matemática na modalidade a distância – EaD, proporcionando a formação de professores de Matemática em regiões não atendidas por uma instituição pública de ensino.

Considerando a Resolução CNE 02/2019 que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC – Formação), o curso de Licenciatura em Matemática passa novamente por uma reformulação com o intuito de implementar as novas diretrizes recomendadas, bem como a curricularização da extensão (Resolução CEPE 2020.6).

Visando a articulação com o Projeto Pedagógico da Instituição – PPI, a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão pressupõe um trabalho com a indagação e a dúvida científica, capacitando o aluno a ter uma independência intelectual que lhe possibilite continuar aprendendo e que se traduza na prática social como pessoa e como profissional. Nesta perspectiva, a extensão, vinculando com a produção do conhecimento à prática social, permitirá uma relação transformadora entre as instituições de Ensino Superior e a Sociedade. Atendendo a essa dimensão, durante a realização do curso, os estudantes serão fortemente incentivados a participarem de programas de iniciação à docência (PIBID), de residência pedagógica (PRP) e de extensão.

No ano de 2022, o curso contou com 8 (oito) bolsistas PIBID, 6 (seis) residentes e 6 (seis) bolsistas de extensão (PIBIS e PIBEX). No que compete à pesquisa, os professores do curso de Licenciatura em Matemática ofertam oportunidades de Iniciação Científica através da participação em editais das principais instituições de fomento, como CNPq e Fundação Araucária. No ano  de 2022, 8 (oito) acadêmicos foram contemplados com bolsas de iniciação científica.

Destaca-se ainda que durante o período de graduação, o curso busca fortemente preparar seus acadêmicos a ingressar na pós-graduação nas áreas de Matemática e Educação Matemática e áreas afins. No âmbito da UEPG, há possibilidades de pós-graduação nestas áreas através dos programas de mestrados em Rede Nacional – PROFMAT e em Ensino de Ciências e Educação Matemática – PPGECEM.

Em síntese, espera-se que o egresso estabeleça relações entre a Matemática e outras ciências, faça uso das tecnologias educacionais, bem como seja crítico e consciente da sua realidade e apto a atuar de forma responsável considerando a relevância de seu trabalho para a sociedade.

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