É esperado que os egressos do curso de Licenciatura em Matemática da UEPG tenham, entre outras qualificações, uma sólida formação nas áreas de Matemática e Educação Matemática e estejam preparados para: enfrentar os desafios das rápidas transformações da sociedade e das condições de exercício profissional; reconhecer seu papel social de educador; desenvolver a capacidade de se inserir em diversas realidades, com sensibilidade para interpretar as ações dos educandos.
Além destas, desejam-se as seguintes características para o Licenciado em Matemática:
• Formação ampla nos diversos conteúdos da Matemática e preparação ao desenvolvimento pedagógico dos conhecimentos da Matemática, para atuação profissional como professor nos anos finais do Ensino Fundamental e Médio;
• Aquisição de conhecimentos que permitam o ensino interdisciplinar da Matemática;
• promoção de processos de investigação de sua própria prática pedagógica no ensino de Matemática, articulando conhecimentos matemáticos, pedagógicos e metodológicos, objetivando a discussão e disseminação desses conhecimentos;
• compreensão da contribuição que a aprendizagem da Matemática pode oferecer à formação dos indivíduos para o exercício de sua cidadania, e que ela pode e deve ser acessível a todos, considerando a diversidade, a educação inclusiva, as relações étnico raciais, as questões ambientes e às relacionadas com os direitos humanos;
• visão da contribuição que a aprendizagem da Matemática pode oferecer à formação dos indivíduos para o exercício da sua cidadania;
• preparo para o acolhimento e trato da diversidade;
• hábitos de colaboração e de trabalho em equipe;
• condições de avaliar e utilizar novas tecnologias de ensino;
• capacidade de aprimorar-se profissionalmente, atualizando seus conhecimentos;
• habilidade de identificar, formular e resolver problemas na sua área de aplicação, utilizando rigor lógico-científico na análise da situação-problema;
• capacidade de estimular o pensamento criativo e crítico;
• atitude crítica e reflexiva em relação à sua ação pedagógica;
• capacidade de avaliar e implementar criticamente as políticas públicas educacionais.
Em relação às suas competências, espera-se formar um professor que seja capaz de:
• Expressar-se, escrita e oralmente, com clareza, precisão e objetividade;
• Atuar como professor nos anos finais do ensino fundamental e médio, considerando as especificidades próprias das modalidades de ensino atendidas em cada etapa e a inclusão.
• Adquirir atitude crítica da Matemática que o capacite a analisar e selecionar livros textos e materiais didáticos;
• Desenvolver estratégias de ensino que favoreçam a criatividade, autonomia e flexibilidade do pensamento matemático dos educandos, buscando trabalhar com ênfase nos conceitos, técnicas, fórmulas e algoritmos;
• Refletir sobre sua prática pedagógica no contexto do exercício profissional em suas dimensões técnica, social e política;
• Articular atividades de ensino de forma a estabelecer uma relação de respeito e confiança nos alunos, respeitando suas diferenças pessoais, sociais, culturais e físicas, bem como valorizando seus conhecimentos e experiências previamente adquiridos;
• Decidir sobre a razoabilidade do resultado de um cálculo, usando o cálculo mental, exato e aproximado, as estimativas, os diferentes tipos de algoritmos, propriedades e a utilização de instrumentos tecnológicos;
• Explorar situações e problemas, procurar regularidades, fazer conjecturas e generalizações, pensar de forma intuitiva e lógica;
• Compreender e demonstrar teoremas, proposições e lemas;
• Comunicar-se matematicamente por meio de diferentes linguagens;
• Analisar os erros cometidos e ensaiar estratégias alternativas;
• Conceber, implementar e avaliar uma proposta pedagógica contextualizada e interdisciplinar para o ensino de matemática;
• Analisar, interpretar e saber utilizar as diferentes formas de representação de dados;
• Utilizar as novas tecnologias digitais da informação e comunicação como ferramentas de ensino e de sua aprendizagem profissional;
• Produzir conhecimentos a partir da postura de professor pesquisador;
• Desenvolver metodologias para o ensino de Matemática a fim de promover a matemática inclusiva;
• Participar de processos de gestão escolar;
• Apresentar resultados científicos nas diversas formas de expressão, tais como: seminários, palestras, relatórios e trabalhos científicos.