A formação inicial de professores no curso de Licenciatura em Matemática da UEPG tem se revelado um grande desafio para os membros do Colegiado, do Núcleo Docente Estruturante e dos Departamentos que se dedicam a realizar essa tarefa.
Compreender quem é o aluno do curso de Licenciatura em Matemática e o que ele pensa sobre o curso se constitui num elemento essencial de reflexão e ação sobre as modificações curriculares necessárias. Parte dessas informações é coletada pelo questionário do Exame Nacional de Desempenho de Estudante - ENADE. O objetivo do ENADE é avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial, e constitui-se em um dos fatores fundamentais para o cálculo dos indicadores de qualidade da educação superior.
O cálculo do Conceito ENADE depende do desempenho dos estudantes concluintes no Componente de Conhecimento Específico e no Componente de Formação Geral. A parte referente ao Componente Específico contribui com 75% da nota final, enquanto a parcela, referente à Formação Geral, contribui com 25%, em consonância com o número de questões da prova, 30 e 10, respectivamente. Todas as fórmulas utilizadas para o cômputo das notas estão expressas no relatório síntese da área, disponibilizado na Internet .
A última participação do curso no ENADE foi em 2021 com a convocação de 23 estudantes, sendo que 19 estavam presentes. O curso obteve o conceito ENADE contínuo de 2,945 ficando na faixa 4, indicando que o curso avaliado está com uma performance superior à média das demais. O quadro seguinte mostra que o desempenho geral dos estudantes quanto aos componentes de Formação Geral e de Conhecimento Específico da prova do ENADE/2021 foi superior quando comparado no curso, na Unidade Federativa - UF, na Grande Região, Categoria Administrativa, Organização Acadêmica e no total Brasil:
Fonte: www2.uepg.br/proplan/avaliacao-institucional/gestao-de-avaliacao/enade/
Observa-se que a média do componente Formação Específica é superior a 50,0, indicando que as disciplinas deste grupo têm contribuído suficientemente para a formação na área. Por outro lado, estas duas médias (dos componentes de Formação Geral e de Formação Específica), mesmo superiores aos demais grupos, são regulares e necessitam ser melhoradas. Nessa perspectiva, espera-se que este novo projeto de curso, possa estabelecer resultados melhores, haja vista as mudanças significativas no rol das disciplinas no sentido de oportunizar as atualizações necessárias quanto à formação na área e pedagógica.
No que diz respeito à análise do questionário socioeconômico dos estudantes, é possível perceber que a maioria (73,7%) dos alunos concluintes da Licenciatura em Matemática da UEPG cursaram todo Ensino Médio em escolas públicas, e 79% dos alunos trabalhavam de 21 a 40 horas semanais, o que precisa ser considerado nos encaminhamentos didáticos e pedagógicos, no sentido de garantir a permanência e diminuir a evasão e a reprovação.
A figura a seguir ilustra que mais de 90% dos discentes concluintes afirmam que o curso de Licenciatura em Matemática contribuiu para sua formação integral, como cidadão e profissional e para o desenvolvimento de sua consciência ética para o trabalho:
Fonte: www2.uepg.br/proplan/avaliacao-institucional/gestao-de-avaliacao/enade/
Quanto ao corpo docente, os acadêmicos concordaram em mais de 70% que estes demonstram domínio dos conteúdos abordados nas disciplinas. A maioria dos acadêmicos apontou que a infraestrutura é adequada para o desenvolvimento do curso, bem como os equipamentos e materiais disponíveis para as aulas práticas foram adequadas para a quantidade de estudantes.
Um ponto a ser destacado consiste na articulação do conhecimento teórico com atividades práticas. A próxima figura ilustra esse aspecto:
Fonte: www2.uepg.br/proplan/avaliacao-institucional/gestao-de-avaliacao/enade/
Percebe-se que 44,4% dos acadêmicos concordam que o curso favoreceu a articulação do conhecimento teórico com atividades práticas. Entretanto, esse valor é baixo quando comparado com as demais categorias: UF, Região e Brasil. Isso é um indicativo de que melhorias devem ser feitas no sentido de aproximar o conhecimento teórico com situações práticas. Acredita-se que com esse novo currículo, através de uma revisão minuciosa das práticas dos componentes curriculares em associação com a curricularização da extensão, a articulação teoria-prática possa ocorrer de forma mais significativa na formação dos acadêmicos.
Outro sistema de avaliação comumente utilizado no Ensino Superior é o Guia da Faculdade, que nasceu de uma parceria, fechada em 2018, entre o Estadão e uma das principais startups na área educacional do país, a Quero Educação. Nesta avaliação, os cursos de graduação são avaliados quanto aos seguintes aspectos:
• Projeto pedagógico – características da proposta de ensino do curso;
• Corpo docente – perfil dos professores vinculados ao curso;
• Infraestrutura – condições de materiais e equipamentos oferecidos.
Na última edição em 2022, o curso de Licenciatura em Matemática recebeu 4 estrelas, ficando na faixa dos cursos considerados, a nível nacional, muito bons. A perspectiva é que em breve o curso possa atingir excelência (5 estrelas), dado o empenho de Colegiado, NDE e corpo docente do curso em buscar constantemente melhorias na infraestrutura, bem como atualizações na formação profissional do corpo docente e, consequentemente, da formação inicial dos acadêmicos.
Devido à situação de pandemia do coronavírus a partir de 2020, a participação acadêmica na Autoavaliação Institucional, realização pela CPA – Comissão Própria de Avaliação , no ano de 2021 foi escassa, contando com apenas 7 (sete) acadêmicos. Estes dados mostraram que mais de 50% dos respondentes consideram que a matriz curricular vigente está sendo desenvolvida de maneira suficiente, assim como a relação dos conteúdos entre as disciplinas. Os estudantes ainda confirmaram que as disciplinas contribuem para sua formação acadêmica e que os docentes apresentam o planejamento das aulas, credibilidade e segurança de conteúdos e mostram-se disponíveis para esclarecimento de dúvidas. Além disso, as respostas dadas com relação à coordenação de curso foram positivas, no sentido de que este órgão está empenhado no desenvolvimento e na qualidade do curso, bem como busca propor soluções para os problemas nesta esfera.
Como planejamento para 2023, será realizada a avaliação e o acompanhamento de egressos do curso com a finalidade de facilitar o compartilhamento de informações e a integração da instituição com os ex-alunos e, em consequência, com a sociedade. Esta ação visa construir um panorama acerca dos egressos, destacando a inserção destes no mercado de trabalho e, portanto, a contribuição da UEPG para a sociedade. O acompanhamento dos egressos demanda além de uma autoavaliação, a avaliação das condições de trabalho e de renda dos profissionais, o seu campo de atuação profissional, a avaliação acerca da instituição e de seu curso na condição de egressos e, principalmente conhecer as intenções quanto à formação continuada. Dessa forma, espera-se estreitar os laços com os acadêmicos formados, possibilitando o diálogo e o incentivo na continuação de estudos de pós-graduação na UEPG.