O curso de Licenciatura em Matemática tem como objetivo geral[1]: a formação de professores de Matemática para a Educação Básica capazes de enfrentar os desafios e as mudanças no âmbito educacional, atuando efetivamente no sentido de melhorar as condições de ensino e de aprendizagem vigentes, visando ao desenvolvimento de princípios democráticos, éticos e de solidariedade para o exercício da cidadania.
Para atingir esse objetivo, o curso de Licenciatura em Matemática da UEPG deverá oportunizar o desenvolvimento da capacidade de:
- Adquirir conhecimentos matemáticos sólidos e compreender os processos axiomáticos, dedutivos e indutivos que fundamentam;
- Utilizar diferentes metodologias, como a resolução de problemas, a modelagem matemática, a etnomatemática, a história da Matemática, as tecnologias e os jogos matemáticos;
- Estabelecer relações entre a Matemática e outras áreas do conhecimento promovendo a interdisciplinaridade, sendo capacitado em trabalhar em equipes multidisciplinares;
- Expressar-se escrita e oralmente com clareza e precisão;
- Analisar, selecionar e produzir materiais didáticos;
- Analisar criticamente propostas curriculares de Matemática para a Educação Básica;
- Desenvolver estratégias de ensino que favoreçam a criatividade, a autonomia e a flexibilidade do pensamento matemático dos educandos, buscando trabalhar com mais ênfase nos conceitos do que nas técnicas, fórmulas e algoritmos;
- Perceber a prática docente de Matemática como um processo dinâmico, carregado de incertezas e conflitos, um espaço de criação e reflexão, onde novos conhecimentos são gerados e modificados continuamente;
- Contribuir para a realização de projetos coletivos dentro da escola básica;
- Superar preconceitos e considerar as diferentes origens e formações de seus estudantes;
- Aprender de forma continuada, sendo sua prática profissional também fonte de produção de conhecimento;
- Inserir o uso de tecnologias educacionais na sua prática docente;
- Ingressar em cursos de pós-graduação nas áreas de Matemática ou Educação Matemática ou áreas afins;
- Desenvolver a criticidade e consciência da sua realidade e seja apto a atuar de forma responsável considerando a relevância de seu trabalho para a sociedade e valorizando a formação superior propiciada pelo sistema educativo e social.
[1] BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CES 1.302/2001. Diretrizes curriculares nacionais para os cursos de matemática, bacharelado e licenciatura. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES13022.pdf Acesso em: 11 out. 2022.