Que visita especial!

Na quarta-feira, dia 23 de outubro, o Museu Campos Gerais teve a honra de receber a Dra. Alessandra Ribeiro, Mestra do Jongo, Conselheira do IPHAN, gestora da Casa de Cultura Fazenda Roseira (Campinas/SP), historiadora, doutora em Urbanismo, militante política e cultural, que esteve conosco para uma série de atividades. Além de nos brindar com a fala “Jongo e Ancestralidade: Salvaguarda e preservação sob olhar dos detentores” (que dialoga com o livro homônimo recém lançado por ela), ela também teve a oportunidade de conhecer o projeto Rota Preta PG, produto cultural e extensionista que o MCG iniciou no último mês de setembro.


A presença da Dra. Alessandra Ribeiro também permitiu a troca de experiências com a equipe do MCG e possibilitou o início das articulações para uma exposição a partir do HQ “Ditinha na terra do Sapeca-iáiá”, de sua autoria, prevista para o primeiro semestre de 2025. A presença da Conselheira do IPHAN foi articulada pela professora Dra. Camila Silveira (UFPR) com quem o MCG está programando ações expositivas e culturais para o próximo ano. De acordo com o professor Niltonci Chaves, receber uma pessoa com as qualificações da Dra. Alessandra Ribeiro é um orgulho e indica que, efetivamente, o Museu Campos Gerais se constitui em um dos espaços museais referenciais no estado do Paraná.

Para o diretor do MCG, a aproximação com o IPHAN é uma forma de qualificar o Museu e de consolidar seu protagonismo no campo das instituições públicas de memória em Ponta Grossa e nos Campos Gerais.

Skip to content