MCG recebe a visita do ex-deputado estadual, Péricles de Holleben Mello

Na quinta-feira, dia 07, a diretoria do MCG recebeu o ex-prefeito de Ponta Grossa e ex-deputado estadual Péricles de Holleben Mello.

Intelectual, homem da cultura e, historicamente, um defensor do patrimônio, Péricles conheceu a estrutura atual do MCG, passando pelas exposições, pelo Laboratório Multiusuário de Humanidades Digitais e Inovação e pelo Laboratório de Fundo Foto Elite. Além disso, tratou de possibilidades para uma eventual aquisição do acervo do fotógrafo Orlando Azevedo, numa articulação com o Ministério da Cultura, e apresentou um projeto de recuperação da memória do maestro, músico, compositor e arranjador Waltel Branco.


Durante sua gestão como prefeito de Ponta Grossa (2001-2004), Péricles de Mello investiu na refundação da Orquestra Sinfônica de Ponta Grossa, na época inativa, e para sua reativação trouxe Waltel Branco para Ponta Grossa. Além de reestruturar a OSPG, o maestro compôs obras ligadas a história de Ponta Grossa e dos Campos Gerais, como “Os Poentes de Minha Terra” (da poeta Anita Philipovsky), “Sinfonia de Vila Velha” e “Protofonia dos Campos Gerais”, além de fazer um arranjo especial para a “Marcha à Ponta Grossa”. E como as conexões não são poucas, Waltel é primo do poeta Paulo Leminski, personagem central da exposição Meu Coração de Polaco Voltou, atualmente em cartaz no MCG.

Importante destacar que, em 2019, Péricles de Mello doou um importante acervo ao Museu Campos Gerais, o qual é composto por documentos, projetos, fotografias, vídeos, materiais de campanha e clippings de jornais que perpassam toda sua trajetória pública por mais de três décadas e que, em breve, será disponibilizado digitalmente no repositório Memórias Digitais.

Skip to content