Museu Campos Gerais recebe a visita das professoras Carmencita de Holleben Mello Ditzel e Rosângela Wosiack Zulian

Na tarde de ontem, 09, a diretoria e a equipe do Museu Campos Gerais tiveram a honra de receber duas professoras que tem suas trajetórias visceralmente vinculadas ao Departamento de História e à própria UEPG. Carmencita de Holleben Mello Ditzel foi chefe e coordenadora de curso, criou o Acervo do Centro Cultural Euclides da Cunha (atual Centro de Documentação e Pesquisa em História) e teve grande militância na vida política da Universidade. Rosângela Wosiack Zulian também ocupou a chefia e a coordenação do curso de História, além de ter sido vice-diretora e diretora do Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes.

Ambas participaram de inúmeros projetos de pesquisa e extensão e integram uma geração de docentes do curso de História que se dedicou ao estudo da história de Ponta Grossa e dos Campos Gerais, coordenando e assinando a publicação de inúmeras obras que são referenciais para a historiografia local e regional. A presença das professoras está ligada a reabertura do prédio histórico do Museu Campos Gerais. Ao lado dos professores Edson Armando Silva e Niltonci Batista Chaves, professores da mesma geração e que também tem trajetória ligada ao estudo da história ponta-grossense e dos Campos Gerais, elas assinarão a curadoria de uma das novas exposições do MCG que entra em cartaz nas próximas semanas.

O nosso Museu não para! Em breve contamos mais sobre essa e as outras exposições que estarão disponíveis para o público a partir de junho! Aguardem!

 

Texto: Niltonci Batista Chaves / Diretor Geral do MCG.

Fotos: Vitor Bomfim Lopes / Residente técnico do MCG.

Skip to content