Visita muito especial

No dia 29 de junho, o Museu Campos Gerais recebeu a visita da professora Meri Frotscher e da turma da disciplina de Estágio Curricular do quarto ano do curso de História da UNICENTRO-Irati. O objetivo da visita foi conhecer o prédio histórico e a Reserva Técnica do MCG e pensar os espaços museais como possibilidades de atuação para acadêmicos e profissionais recém graduados em História.

 


O grupo foi recebido pelo professor Ilton Martins, diretor de Ação Educativa do Museu, no auditório da sede histórica, onde ouviram sobre as atuais experiências do MCG com relação a produção e realização de projetos, a articulação com os cursos de graduação e as contribuições formativas em diversas disciplinas da UEPG. O professor também explicou como as políticas para bolsistas, estagiários e residentes culturais têm sido empregadas pelo Museu como forma de absorção de acadêmicos e profissionais recém formados. Depois, o diretor de Ação Educativa, conduziu uma visita guiada pelo prédio restaurado e pelas três exposições atualmente em cartaz no Museu, o que suscitou uma reflexão a respeito das possibilidades de articulação das práticas expositivas com o grupo de pesquisa que a professora Meri Frotscher integra na UNICENTRO.

Por fim, o grupo se dirigiu até a sede Banestado, onde foi recebido pelo museógrafo Renoaldo Kaczmarech, responsável pela Reserva Técnica do MCG, e puderam conhecer as práticas de conservação e guarda dos acervos tridimensionais do Museu Campos Gerais.

 

Texto: Vitor Bomfim Lopes / Residente técnico e cultural do MCG.

Fotos: Vitor Bomfim Lopes / Residente técnico e cultural do MCG.

Skip to content