E a nossa Primavera não para!

No dia 26 de setembro o dia foi cheio para o Museu Campos Gerais na 18ª Primavera Nacional dos Museus! Às 14hrs, tivemos a honra de receber, de maneira virtual, dois professores do Ceará, a professora Vera Lúcia Santiago (Uece) e o professor Roberto César Cavalcanti Vieira (UFC). Em suas falas, foi ressaltado a importância de projetos que tenham como foco a acessibilidade para que pessoas com algum tipo de deficiência possam ter o direito de ter acesso a cultura e ao lazer, dentro de um espaço museal, por exemplo.


A professora Vera e o professor Roberto demonstraram os inúmeros programas e projetos dos quais estão envolvidos, dentro das universidades públicas do Ceará, para potencializar a tecnologia e o acesso de PcDs, principalmente no que diz respeito a audiodescrição e obras táteis.

O Diretor de Acervos e Pesquisa do MCG, Robson Laverdi, mediou esta conversa e evidenciou a preocupação do Museu Campos Gerais em inserir-se nessas discussões e nos projetos sobre a inclusão e acessibilidade dentro dos espaços do nosso Museu.

E no período da noite, às 19hrs, foi a vez da Diretora de Ações Afirmativas e Diversidade da Prae/UEPG, Iomara Favoreto, e da psicóloga da Prae, Bruna Regina Catapan Fidelis, comentarem sobre como as políticas de inclusão e acessibilidade se realizam dentro da UEPG. Iomara trouxe um balanço histórico desse laço entre UEPG e as políticas afirmativas que foram se estabelecendo ao longo do tempo, através da contínua preocupação com os alunos e alunas PcDs dentro da UEPG, como norma e direito de todos e todas as estudantes. Ainda, Iomara citou e explicou ao público presente no auditório do Museu e ao público que acompanhou ao vivo em nosso canal no Youtube as diversas políticas inclusivas dentro do funcionamento da UEPG. A fala da psicóloga Bruna teve como foco o NAI, Núcleo de Acessibilidade e Inclusão, e como este programa desenvolvido pela Prae coloca em prática as demandas da comunidade acadêmica PcD na UEPG.

Skip to content