Parceria ganhando corpo

Ontem (18) e hoje (19) o Museu Campos Gerais recebeu a importante visita do professor Dr. José Henrique Rollo Gonçalves, professor da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e diretor do Museu da Bacia do Tibagi (MBT) e de Luisa Pastorini de Castro, bolsista do NAPI Conectando Memória e Inovação junto àquele Museu.

O objetivo central da presença do professor José Henrique e de sua bolsista foi conhecer as áreas técnicas do MCG, em especial o Laboratório Multiusuário de Humanidades Digitais e Inovação (LAMUHDI), estrutura que funciona como ponto central do NAPI Conectando Memória e Inovação, do qual o Museu da Bacia do Tibagi faz parte. A atividade foi conduzida pelo professor Dr. Edson Armando Silva, coordenador do LAMUHDI e também do NAPI. Além da troca de informações, da imersão da bolsista junto a equipe de trabalho do Laboratório, foram discutidos os procedimentos que deverão ser adotados pela equipe do MBT a partir de agora.

Também fez parte da atividade o professor Dr. Leandro Batista de Almeida (UTFPR), membro do NAPI e um dos responsáveis pelo desenvolvimento de tecnologias empregadas no uso da Inteligência Artificial em acervos documentais históricos. Desta forma, o trabalho em rede, fundamental para o desenvolvimento dos museus universitários paranaenses vai ganhando forma Em breve a composição de um grande repositório público de documentos históricos composto por acervos de diferentes regiões do Paraná estará disponível aos pesquisadores que se interessam por essa área do conhecimento.

É o Museu Campos Gerais, em parceria com a SETI, com a Fundação Araucária e demais os museus universitários do Paraná, produzindo ciência e inovação tecnológica.

Skip to content