Abertura oficial da nova exposição “V ou F? Venha ser um cientista forense”

Na noite do dia 8, sexta-feira, o Museu Campos Gerais teve a satisfação de abrir a exposição “Verdadeiro ou Falso? Venha ser um cientista forense” em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR), a Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) e a Polícia Científica do Paraná.

A cerimônia de abertura contou com a presença de diversas autoridades que possibilitaram a parceria e a realização desta mostra, com destaque para o professor Ivo Motin Demiate (vice-reitor da UEPG), o professor Alexandre Trovon (diretor do Setor de Ciências Exatas da UFPR), da professoras Caroline Doca e Anelize Rumbelsperger (ambas da UFPR) e da perita criminal Fabiola Machado (diretora do Museu Paranaense de Ciências Forenses). O diretor do MCG, Niltonci Chaves, evidenciou em sua fala a importância do intercâmbio institucional, intelectual e cultural entre as instituições de ensino e a alegria de toda a equipe do Museu em ceder os espaços do MCG para esta exposição.

“Verdadeiro ou Falso? Venha ser um cientista forense” é uma exposição que evidencia os problemas enfrentados pelos investigadores profissionais cotidianamente contra crimes ambientais, falsificações e a pirataria. Além disso, a exposição – que é sensorial – lança luzes sobre graves problemas gerados pelo comércio de produtos falsificados e pirateados, como o trabalho análogo a escravidão, o tráfico de pessoas e de drogas e a violência.

De brinde, as pessoas que prestigiaram a abertura da exposição puderam mergulhar no universo forense visitando a super van da Polícia Científica do Paraná, usada pela instituição para a resolução de casos que envolvem a solução de crimes ou delitos.

Venha conhecer esse mundo investigativo! Lembramos que as visitas são livres, no entanto a mediação e a recepção de grupos requer o agendamento prévio pelo e-mail do MCG (link na bio). Estamos abertos de terça à sábado, das 9h às 11h45 e das 13h30 às 17h.

A entrada é gratuita!

Texto: Niltonci Batista Chaves; Vitor Bomfim Lopes / Diretor Geral do MCG; Residente técnico do MCG.

Fotos: Giuvane Klüppel / Coordenador do Projeto de Digitalização do Acervo Foto Elite.