Atualmente, o Museu Campos Gerais têm seis exposições em funcionamento. Saiba mais sobre cada uma:
COTIDIANO E VIDA MILITAR EM ROMA
A exposição “Cotidiano e vida militar em Roma”, organizada pelo Museu Campos Gerais, com o acervo do nosso funcionário, Renoaldo Kaczmarech conta com uma narrativa sobre o Império Romano para além dos elementos militares e bélicos. Com objetos originais datados de mais de 2000 anos, fax-similes (cópias perfeitas) e réplicas, a exposição permite conhecer um pouco mais sobre a cultura romana que tanto nos influenciou. Do cotidiano das casas, vilas, roupas e penteados, até armas e vestimentas dos soldados romanos. Uma exposição que não da pra não ser visitada.
Mostra Insetário Felipe Justus
A “Mostra insetário Felipe Justos” é uma das coleções originais do Museu Campos Gerais e conta com uma variedade de inúmeros insetos de vários cantos do globo. A mostra diz respeito à 18 quadros com mais de 1800 insetos e outros animais. Não apresentamos a coleção completa, mas ainda assim, é uma exposição que nos permite pensar sobre ciência, conhecimento, história, ecologia e preservação.
ÁFRICA(NIDADES) E(M) MÁSCARAS
Exposição aberta para a Semana da Consciência Negra de 2024 e que se preocupa em discutir a herança africana e a sua adaptação no Brasil, onde a expressão da arte não é apenas decorativa, mas política, funcional, identitária e espiritual.
2ª MICRO MOSTRA DA RESERVA TÉCNICA
A “2ª Micro mostra da Reserva Técnica” é uma exposição que busca demonstrar alguns dos diversos objetos em nosso acervo. Chama-se “micro mostra”, pois atualmente o Museu Campos Gerais conta com mais de 25 mil objetos em nosso acervo tridimensional, sendo assim, o que você vai encontrar nesta mostra é um pedacinho do que temos em nossa salvaguarda. A exposição é voltada para demonstração de parte do acervo do Museu Campos Gerais a exposição encanta por apresentar objetos antigos que vão desde porcelanas adquiridas em diversas partes do mundo, objetos musicais, câmeras fotográficas e fragmentos da antiga Catedral de Ponta Grossa.
MEU CORAÇÃO POLACO VOLTOU
O Museu Campos Gerais é muito feliz em dizer que possui uma parceria longeva com as filhas de Paulo Leminski, Áurea e Estrela Leminski, e com a poetisa, tradutora e letrista curitibana, Alice Ruiz Leminski, companheira de Paulo. A exposição “Meu coração polaco voltou” é um mergulho na história de vida de Paulo Leminski e seu jeito “polaco” de ser, de pensar e de escrever. Muito das influências de Paulo Leminski são evidenciadas aqui, principalmente as influências polonesas em suas obras.
MARINHAS – ARQUEOLOGIA DA MORTE
“Marinhas – arqueologia da morte” é uma exposição de fotografias de Orlando Azevedo, fotógrafo português radicado no Paraná, que retrata um olhar bastante original e sensível sobre aquilo que pouco atentamos quando olhamos para o mar: a morte!
Habitatione: um breve histórico
A exposição “Habitatione: um breve histórica” é uma exposição virtual, disponíveis em nossos totens interativos, que traz os trabalhos fotográficos produzidos no âmbito do projeto de extensão “Formação humana e profissional para adolescente aprendiz”. Em julho de 2000 o Projeto de Extensão “Formação humana e profissional para o adolescente aprendiz”, coordenado pelo advogado Amarildo Miguel Leal, elaborado pela professora Gracia Vassão Iezak, diretora do Setor de Ciências Jurídicas, e proposto pela Procuradoria Jurídica da UEPG, foi aprovado no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade. Agora, um quarto de século depois, as imagens foram cedidas ao acervo documental do MCG e, num primeiro momento, passam a integrar uma micro exposição virtual para os visitantes que circulam pelo Museu Campos Gerais.