Esta notícia vai alegrar o feriado de muita gente!

Na quarta-feira, 29/05, o Museu Campos Gerais recebeu a visita de Aurea e Estrela Leminski, filhas dos poetas Paulo Leminski e Alice Ruiz. Elas vieram ao MCG por dois motivos pra lá de especiais: avançar nas negociações sobre a digitalização do acervo pessoal de Paulo Leminski (composto por manuscritos, textos datilografados, entrevistas publicadas em revistas e jornais, etc.) e avaliar o espaço do prédio histórico que reabrirá ao público no próximo mês de junho. Agora a grande notícia: a exposição “Meu Coração de Polaco Voltou” estará entre as atrações de reabertura do prédio histórico do MCG!

A mostra, que já circulou por cidades brasileiras e também já passou pela Polônia e Portugal, chega em Ponta Grossa, cidade com grande número de descendentes de poloneses, e será uma das grandes atrações do MCG nos próximos meses. Vale lembrar que em 2024 se comemoram os 80 anos de nascimento de Leminski, um dos mais cultuados poetas brasileiros. Ao longo do dia, Aurea e Estrela conversaram com os professores Niltonci Chaves e Ilton Martins, diretores do Museu, conheceram o prédio histórico recentemente restaurado, trocaram informações com o professor Edson Silva, coordenador do Laboratório de Humanidades Digitais e Inovações/MCG e, ao final da tarde, reencontraram o reitor Miguel Sanches Neto, que foi até o Museu rever as visitantes ilustres. Ou seja, foi um dia de muito trabalho, muita conversa e cheio de alegria por conta da volta da família Leminski ao Museu Campos Gerais.

Fiquem atentos, nos próximos dias mais informações sobre a reabertura do prédio histórico do MCG e novidades sobre as outras exposições que entrarão em cartaz em junho!!

 

 

 

Texto: Niltonci Batista Chaves / Diretor Geral do MCG.

Fotos: Vitor Bomfim Lopes / Residente técnico e cultural do MCG.

Skip to content