MCG lamenta falecimento do publicitário Fernando Durante

O Museu Campos Gerais manifesta profundo pesar pelo falecimento do publicitário e produtor cultural Fernando Durante, aos 63 anos, na madrugada desta terça-feira (6) em Ponta Grossa, vítima da Covid-19. O MCG expressa solidariedade a familiares e amigos e reconhece a contribuição de sua trajetória ao campo cultural na cidade e à própria história da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Fernando Rohnelt Durante nasceu em 26 de março de 1958, filho de Idilia Rohnelt Durante e Laersio Gama Durante. Atuou como locutor de rádio, narrador de corridas no Jockey Clube, produtor de eventos culturais e se consolidou como publicitário, tendo participação reconhecida também no marketing político em campanhas eleitorais.  

Junto ao Diretório Central dos Estudantes (DCE), foi um dos criadores do Festival Universitário da Canção (FUC), em 1980, evento mais tarde apadrinhado pela UEPG. Antes disso, Durante foi premiado como melhor ator no Festival Nacional de Teatro (Fenata), em 1978. Três anos depois, como diretor, levaria o prêmio de Melhor Espetáculo Infantil. 

O nome de Fernando Durante também está associado à criação dos principais eventos culturais do município. Em 1990, como diretor de cultura da Prefeitura, criou o projeto Sexta às Seis – palco para inúmeras bandas locais, nacionais e internacionais. A ideia encantou a população: um show de música sempre às seis horas da tarde, toda sexta-feira, junto ao principal fluxo de trabalhadores no acesso ao transporte coletivo que era o Ponto Azul, na Praça Barão do Rio Branco. 

No mesmo período, Durante participou da organização das primeiras edições da München Fest, então realizadas no antigo pátio da Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima (RFFSA). Já na condição de presidente da Fundação Municipal de Cultura, viria a relembrar, em Conferência Municipal de Cultura, de sua viagem com uma delegação à cidade de Blumenau, para conhecer a Oktoberfest – no caminho de volta, o grupo desenhou a ideia da festa do chope escuro de Ponta Grossa. 

Na televisão, Fernando Durante apresentou o programa de entrevistas Caminho das Pedras, na TV Educativa, que incluía quadro de sucesso que recuperava antigos spots publicitários e comerciais de sucesso da televisão brasileira. Mais tarde, reformataria a ideia no Cidade Entrevista, na Rede Massa. Ele seria, ainda, diretor do Conselho da Funepo, responsável pela emissora educativa em Ponta Grossa. 

Como presidente da Fundação Municipal de Cultura de Ponta Grossa (2016-2020), Fernando Durante criou, em 2018, o Grupo de Teatro Cidade de Ponta Grossa. Como presidente do Conselho Municipal de Política Cultural, coordenou implementação do Programa Municipal de Incentivo Fiscal à Cultura (Promific), em 2019, sendo reeditado em 2020. Também no ano passado, já em função da pandemia, apoiou e viabilizou ações emergenciais de apoio a produtores culturais e artistas, como o ‘Em Casa com Cultura’ e editais via Lei Aldir Blanc. Destaca-se, ainda, diálogo e atuação junto ao Conselho Estadual de Cultura (Consec) e ao fórum regional AMCG Cultura. 

Fernando Durante foi um apoiador da reabertura e reformulação do Museu Campos Gerais, em 12 de abril de 2019, tendo realizado visitas ao museu e reuniões de trabalho com a equipe, sempre disposto a parcerias e iniciativas culturais de valorização da memória. O diretor cultural também mostrava-se entusiasmado com a proposta da UEPG, em 2020, de instalação do Museu do Operário Ferroviário na Estação Paraná. O publicitário deixa esposa, Maria Fernanda Del Monaco Durante, e os filhos Marina, Fernando e Clara. 

 

Skip to content