MCG recebe acervo de revistas da Casa da Memória

A revista Vida e Saúde de 1939. Uma edição da Noite Ilustrada de 1934. Ou então a Gazeta Esportiva Ilustrada de 1950. A norte-americana Life de 1944. Uma coleção de O Cruzeiro desde 1940, da Manchete a partir de 1953 e da Placar desde 1970. Em meio a isso tudo, a revista Esporte Paranaense de 1969 e o Almanaque Casseta Popular de 1986.

Esses e outros mais de 80 títulos de publicações editadas fora de Ponta Grossa somam-se agora aos Arquivos Históricos Hugo Reis, no Museu Campos Gerais. O novo acervo chegou por doação da Casa da Memória Paraná, oficializada na semana passada (25/11). O gerente Eduardo Terleski assinou termo de cessão junto ao diretor do MCG, Niltonci Chaves.

Terleski explica que a medida faz parte da observância ao estatuto da Casa da Memória, com foco em publicações editadas no âmbito local. O gerente aproveitou a visita para conhecer a exposição Múltiplo Leminski. O acervo de revistas doado passa por processo de quarentena e higienização antes de começar a ser catalogado, trabalho previsto para o início de 2022.

O termo de cessão inclui ainda o repasse de mais de 120 fitas em VHS e outros formatos da produtora Ideia Três, conjunto a ser incorporado ao acervo Fernando Durante no MCG.

O translado e a recepção dos materiais foram acompanhados pelo diretor de acervo do MCG, Rafael Schoenherr. Em áudio, o professor ressalta relevância histórica e regional dos acervos.

A Casa da Memória Paraná mudou de endereço no último mês e passa a funcionar na rua Coronel Dulcídio, ao lado da Mansão Vila Hilda.

 

 

Skip to content