Na tarde da última quarta-feira (dia 17), o Museu Campos Gerais recebeu a visita das turmas do Curso Técnico em Produção de Moda do Senac Curitiba, com a Coordenadora Priscila Aparecida Prazeres e a Instrutora da Área da Moda, Samara Peron Nunes, para falar sobre a potencialidade do acervo Dilma Ozório.
Dilma Ozório foi uma modista que residiu em Ponta Grossa entre a década de 1950 o o começo do século XXI exercendo grande influência social na cidade. Ganhou prêmios e homenagens durante sua vida, como o título de Cidadã “Pontagrossense” (27 de maio de 1985) e os prêmios que levam o seu nome (Concurso Dilma Ozório e Prêmio Dilma Ozório), voltados para o campo da moda.
Parte dos objetos e materiais (como seu ateliê e móveis) que pertenciam à estilista estão em salvaguarda do MCG desde 2006. Atualmente está em desenvolvimento um projeto de extensão, coordenado pelo professor Robson Laverdi, Diretor de Acervos do MCG, que visa reconhecer e reorganização do acervo (contando com higienização e digitalização dos materiais) e uma exposição sobre Dilma Ozório.
Desse modo, os alunos e alunas do Senac puderam acompanhar uma apresentação, no Auditório Brasil Pinheiro Machado, do acervo Dilma Ozório; em seguida puderam conferir o mobiliário da mesma e, por fim, visitaram a Sede Histórica do MCG. Todos esses momentos foram apresentados à turma como forma de possibilitar uma parceria multidisciplinar que busca aprofundar ainda mais o rico acervo da estilista e suas múltiplas potencialidades.
Texto: Vitor Bomfim Lopes / Residente técnico do MCG.
Fotos: Vitor Bomfim Lopes / Residente técnico do MCG.