A mostra Múltiplo Leminski, em cartaz desde agosto no Museu Campos Gerais, da UEPG, recebe em Ponta Grossa, no próximo sábado (20), pocket show de Estrela Leminski e Téo Ruiz. O espetáculo musical faz parte do conjunto de ações integradas à exposição, que envolvem formação e difusão cultural.
A apresentação “Leminskanções” ocorre às 19h, no Auditório da Reitoria da UEPG (Campus Central). Ao som de voz e violão, o repertório passeia por músicas de autoria de Paulo Leminski (1944-1989) e parceiros, com participação especial do músico Marinho Gallera. O evento tem entrada gratuita e a ocupação dos lugares será por ordem de chegada, até o limite de 150 pessoas ou percentual permitido pelo decreto vigente.
O poeta paranaense deixou um legado com cerca de 100 canções, todas catalogadas em um livro de partituras. Para Estrela Leminski, a carreira de compositor do pai foi tão expressiva quanto a de escritor. Suas canções foram gravadas por ícones da música brasileira como Caetano Veloso, Arnaldo Antunes, Gilberto Gil, Ney Matogrosso, Ângela Maria, Itamar Assumpção, Paulinho Boca de Cantor, entre outros. “Meu pai não queria se dedicar a interpretar suas próprias composições, então tem muita gente que atribui canções dele como se fossem parcerias”, conta.
A vertente musical de Paulo Leminski compõe uma das seções da exposição Múltiplo Leminksi, em cartaz até 5 de dezembro no Museu Campos Gerais. A visitação ocorre agora sem necessidade de agendamento, de terça-feira a sábado, das 9h às 11h30 e das 13h30 às 17h.
Estrela & Téo
Estrela Ruiz Leminski, filha dos poetas Paulo Leminski e Alice Ruiz, organizou e idealizou o disco duplo “Leminskanções”, lançado em 2014, com músicas inéditas de Paulo Leminski e com alguns de seus parceiros. Em 2015, o álbum gerou um livro com mais de 100 músicas de Leminski. Neste projeto, dividiu o palco com artistas como Moraes Moreira, Zélia Duncan, Zeca Baleiro, Arnaldo Antunes, entre outros. Ao lado da irmã e da mãe, participa do conselho curatorial da exposição “Múltiplo Leminski”. Estrela fez, ainda, a curadoria das exposições “Poeta Alice” e “Meu Coração de Polaco Voltou”. Autora do livro “Poesia é Não”, integrou a antologia de poetas da Geração 2000 (Global Editora) e as antologias “Poemas para crianças de todas as idades” e “É Agora como Nunca”, ambos organizados por Adriana Calcanhoto.
Téo Ruiz é músico, compositor e produtor. Em 2006, lançou o CD de composições “Música de Ruiz”, em co-autoria com Estrela Leminksi, com quem formou o grupo musical Casca de Nós. O disco “São Sons” foi eleito um dos melhores álbuns do ano de 2011 pela Revista Embrulhador. Os dois participaram das coletâneas “Reversos” (do blog Nego Dito) e “Re-trato”, fazendo uma releitura de “A Outra”, do grupo Los Hermanos para o site Musicoteca. Téo já fez parcerias com Ceumar, Iara Rennó, Alzira Espíndola, Alice Ruiz, Makely Ka, Renato Villaça e Flávio Henrique, entre outros. Como pesquisador, publicou diversos artigos sobre a indústria da música, além de ser convidado por universidades e eventos para palestras e cursos. Entre 2010 e 2012 foi o Interlocutor Geral do Fórum Nacional da Música, participando da elaboração de políticas públicas para o setor. Téo coordena a produção das exposições Múltiplo Leminski e Poeta Alice. É autor do livro “A Autoprodução Musical” (Iluminuras, 2016), fruto de suas pesquisas sobre a indústria da música e o papel do compositor.
Pocket show Estrela Leminski e Téo Ruiz
Data: 20/11
Horário: 19h
Local: UEPG Central – Auditório da Reitoria (Praça Santos Andrade)