Museu Campos Gerais marca presença no Paraná Faz Ciência em Maringá-PR

Entre os dias 08 e 11 de outubro o Museu Campos Gerais participou de dois eventos extremamente importantes: o Paraná Faz Ciência e o Primeiro Encontro dos Museus Universitários do Paraná, promovidos pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (SETI) e pela Fundação Araucária! Com uma equipe de oito pessoas, o MCG foi uma das atrações nos estandes do Paraná Faz Ciência, optando por mostrar as práticas digitais e de inovação tecnológica produzidas no Museu.

As equipes do Fundo Foto Elite e do Laboratório Multiusuário de Humanidades Digitais e Inovações (LAMUDHI) puderam apresentar o trabalho que cotidianamente desenvolvem para o público composto por estudantes universitários, do ensino fundamental e médio, pesquisadores, gestores de outros museus e comunidade em geral. Ao mesmo tempo, os professores Niltonci Chaves, Robson Laverdi e Edson Silva representaram o MCG no lançamento oficial do NAPI Conectando Memórias e Inovação (que tem o modelo digital do LAMUHDI como matriz) e também das mesas técnicas promovidas pela Rede do Museus Universitários do Paraná (REMUP-SETI) nas quais foram discutidas questões afetas ao trabalho desenvolvido por esses espaços científicos e culturais.

Ao final do Primeiro Encontro, os diretores dos museus produziram a chamada “Carta de Maringá”, um manifesto dirigido aos gestores do governo do Paraná e também aos reitores das IEs que integram o conjunto das universidades públicas paranaenses.

Skip to content