Na sexta-feira, dia 17/05, o diretor de Ação Educativa do Museu Campos Gerais (MCG), professor Ilton Cesar Martins, foi o convidado de honra do Museu Paranaense de Ciências Forenses (MCF), onde ministrou a palestra: “Condenados à pena de morte no Paraná provincial: História do crime e da escravidão“. A atividade fechou a programação da 22ª Semana Nacional dos Museus naquele importante e singular espaço museal paranaense.
A presença do professor Ilton Martins no MCF integra as ações de parceria em curso entre os dois museus e reforça o trabalho de aproximação institucional com museus referenciais no estado do Paraná, desenvolvida pela direção do MCG nos últimos anos. A perita Fabiola Machado, diretora do MCF afirmou que ficou “muito feliz por receber o professor Ilton, pois nesta edição da Semana Nacional dos Museus o MCF se propôs a tratar de temas que vão além das Ciências Forenses. Receber um pesquisador para falar da história do crime e da escravidão no Paraná foi muito gratificante, sobretudo porque o evento contou com casa cheia e as pessoas demonstraram grande interesse pelo tema abordado pelo professor Ilton Martins.”
O Museu Campos Gerais, por sua vez, sente-se lisonjeado pela parceria e pela perspectiva de novas ações em conjunto com o Museu de Ciências Forenses do Paraná!