Na tarde do dia 24 de julho, o Museu Campos Gerais teve a feliz surpresa de receber uma carta de agradecimento da Cáritas Diocesana de Ponta Grossa pela visita guiada às exposições na Sede Histórica do Museu.
A Cáritas é uma instituição internacional, fundada em 1897, na Alemanha, pela Igreja Católica. Já a Cáritas Diocesana aqui de Ponta Grossa teve seu início em 2007 e funciona como parte da Rede Caritas Brasileira que engloba diversas entidades, movimentos e pastorais. É uma entidade de assessoramento técnico, político, administrativo e financeiro para todos e todas as pessoas que se encontram em vulnerabilidade social.
A visita da Cáritas de Ponta Grossa aconteceu no dia 22 de junho, agendada pela professora voluntária do “Projeto Conversação Brasileira: Comunicação e integração para migrantes e refugiados”, Jacqueline A. Bueno Machado, e contou com a vinda de inúmeros imigrantes e refugiados de vários cantos do mundo, entre eles argentinos e argentinas, sírios e sírias, venezuelanas e venezuelanos, e um imigrante da República Dominicana. A visita foi guiada pelo Diretor de Ação Educativa do MCG, Ilton Martins, e pelo mestrando em História (PPGH-UEPG) e Residente Técnico-Cultural do MCG, Vitor Bomfim Lopes. A visita foi proposta com a finalidade de possibilitar o acesso dos imigrantes e refugiados aos patrimônios históricos da cidade de Ponta Grossa. Esta atividade finalizou a 39ª edição da Semana Nacional do Migrante.
Ontem, Jacqueline voltou ao Museu acompanhada de Anais Torres Hernandez, imigrante venezuelana com duas cartas escritas pelos alunos e alunas da Cáritas Diocesana em agradecimento ao MCG e à UEPG pela oportunidade de participar deste ambiente cultural, social e público.