No dia 2 de agosto, o Museu Campos Gerais (MCG) teve a honra de receber Saulo Rosa, Professor da Rede Pública de Ensino e ativista do Movimento Negro, Cristiane de Fátima Zelenski, Presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Ponta Grossa, Crisóstomo Pinto Ñgala, Doutorando do PPGE-UEPG, e Tatiane Gonçalvez, discente do Bacharelado em História. Eles participaram de uma reunião para discutir parceria para a execução da “Rota Preta PG”, um projeto histórico e turístico sobre a presença negra em Ponta Grossa.
O projeto consiste na produção de uma mediação de história pública sobre espaços e práticas da presença negra na cidade de Ponta Grossa e suas marcas no passado e no presente. A iniciativa integra o processo de curricularização da extensão do Departamento de História da UEPG (DEHIS), vinculada às disciplinas de História Local e História Pública, articuladas ao MCG.
Durante a reunião, estiveram presentes o diretor do MCG, Prof. Niltonci Batista Chaves, o diretor de Ação Educativa, Prof. Ilton Cesar Martins, o diretor de Acervos, Prof. Robson Laverdi, e Merylin Ricieli, Pós-doutoranda do PPGH-UEPG, que, junto com Noemi Santos da Silva, professora colaboradora do DEHIS, serão supervisoras do projeto.