Nesta sexta-feira (20/10) a equipe do Museu Campos Gerais recebeu uma visita técnica da arqueóloga do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Daniela Gadotti Sophiatti, para avaliar a inscrição do MCG como Instituição de Guarda e Pesquisa do IPHAN.
Pela parte da manhã, a avaliadora, em conjunto com a diretoria do museu, do reitor Miguel Sanches Neto, da pró-reitora de planejamento da UEPG, Andrea Tedesco, visitou o prédio histórico do MCG que, em breve, finalizará seu processo de restauro. Neste espaço, recebeu informações sobre o planejamento para ocupação e uso do espaço histórico, as perspectivas de ações culturais e práticas expositivas. Também foi transmitida como será a organização do acervo tridimensional em realocação para o prédio histórico.
No início da tarde, a visita se concentrou no atual prédio do MCG, passando pelos diferentes espaços de operacionalização e trabalho da equipe. A representante do IPHAN conheceu a Reserva Técnica, os Acervos Históricos Hugo Reis e o Laboratório Multiusuário de Humanidades Digitais. Toda a equipe do MCG mobilizou-se para demonstrar os trabalhos diários e o funcionamento do Museu como espaço de ensino, pesquisa e extensão.
Por fim, a diretoria do MCG e a arqueóloga se reuniram para ressaltar o interesse do Museu em se tornar um IGP e para ouvir as exigências para tanto. Ficou agendada uma nova visita do IPHAN para o início de 2024, quando deverão ser sacramentadas as negociações.
Texto por: Equipe do MCG.
Fotos: Instagram do MCG.