Atividades

Química na UEPG

Esta atividade tem como objetivo aproximar alunos da rede pública de ensino de Ponta Grossa, interagindo com a universidade (UEPG). Sendo que, se espera com a realização desta atividade, quebrar o estigma recorrente que a Universidade Pública no Brasil está disponível apenas para as classes economicamente mais favorecidas. E, no entanto, possui a finalidade de fazer com que o aluno desenvolve seu raciocínio e visão crítica, através de um tema controverso.

Oficinas

As oficinas realizadas têm como objetivo dar uma aplicação para os conceitos vistos em sala de aula, buscando aumentar o interesse dos alunos pela química. Outro objetivo buscado pelo projeto é de aproximar os alunos da parte experimental da química, já que muitas vezes a estrutura escolar é falha, não podendo oferecer esse contato para os alunos. Busca-se também aproximar os alunos das escolas com a universidade, mostrando o que a IES pode ofertar para os mesmos e espera-se com a realização desta atividade, quebrar o estigma recorrente que a Universidade Pública no Brasil está disponível apenas para as classes economicamente mais favorecidas.

Projeto com a pós

O projeto auxilia acadêmicos interessados com dificuldades em determinadas disciplinas. Acadêmicos de graduação e pós-graduação tornam-se parceiros na construção do conhecimento químico. O projeto é aberto para todos os cursos, assim, qualquer acadêmico da UEPG que sinta dificuldade em alguma matéria relacionada à Química pode procurar o Grupo PET e solicitar auxílio.

 

Seminários

Os seminários são uma das atividades de grande importância para o grupo PET. Os petianos tem a tarefa de organizar um seminário abordando temas que levem o público a obterem conhecimento, refletirem e discutirem sobre assuntos que são relevantes na atualidade. São produzidos a partir de uma pesquisa bibliográfica baseada em artigos científicos. Esta atividade tem o intuito de colaborar no aprendizado e enriquecimento científico e cultural. Os seminários são apresentados mensalmente com vários temas distintos e são abertos ao público. Todo mês é feita a divulgação a todos os acadêmicos de Química por meios de comunicação e no mural do PET.

 

Minicurso

O grupo PET Química realiza anualmente dois minicursos com temas diferenciados, ministrados por professores convidados. Os minicursos são abertos para os cursos de química principalmente, mas qualquer outra pessoa pode participar. Os minicursos proporcionam conhecimento e experiência que supostamente não seriam apresentados durante o curso. Neste ano de 2018 o grupo iniciou a ministrar minicursos com temas pertinentes à estadia acadêmica dos graduandos na universidade, como por exemplo um minicurso de calculadora cientifica e de currículo lattes.

 

Café com Química

O publico alvo são os graduandos dos cursos de Bacharelado em Química Tecnológica e Licenciatura em Química da Universidade Estadual de Ponta Grossa. O objetivo desta atividade era promover a integração entre os graduandos de cursos de Química, além de incentivar os presentes a persistirem no curso, ressaltando a importância e o protagonismo da Química nas questões ambientais atuais.

 

Papa-pilhas

Como não há uma coleta regular de baterias e pilhas inutilizadas e descartadas, o PET Química criou o papa pilhas, o qual consiste em caixas de coletas distribuídas ao longo do Bloco L para o descarte de pilhas e baterias. Os resíduos coletados são destinados aos laboratórios de pesquisa e pós-graduação, os quais utilizam estes resíduos em seus trabalhos e projetos de pesquisa.

 

Acolhida ao calouro

Todo inicio de ano o PET Química realiza uma apresentação dos cursos de licenciatura e bacharel aos calouros, mostrando as principais características do curso, qual o objetivo e qual é a grade curricular vigente. Nesta atividade também realiza-se uma apresentação do programa PET e também do grupo PET química. Outro objetivo é apresentar o grupo de forma a mostrar que estamos ali para ajudar sempre.

 

Simpoquim

O Grupo PET-Química (UEPG) tem como função e parceria no evento a coordenação geral dos monitores da graduação, principalmente, os quais realizam todo o trabalho e manutenção necessária durante o evento. Além disso o grupo PET química realiza ações e tarefas em função da organização pré-evento, como a organização dos kits e procura de patrocínio.

 

CinePET

O cinePET é uma atividade desenvolvida pelo grupo PET-Química onde são abordados, por meio do cinema, assuntos cotidianos de fundamental debate e reflexão, tais como a afro descendência e o papel da mulher inserida na sociedade e na economia. Em um momento de pausa da atividade, é realizado um Coffe break, no qual há a interação entre os presentes, além de possíveis discussões sobre o tema tratado no filme. A atividade promovida fornece um certificado de 4horas, relativo a questões de afro descendência, para os acadêmicos que compareceram.

Skip to content