PET – Química

PETianos

Iniciado em 1979 na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o PET – Programa de Educação Tutorial – foi transferido em dezembro de 1999 para a Secretaria de Educação Superior (SESu) do Ministério da Educação (MEC).
Atualmente, está sob a responsabilidade da Coordenação-Geral de Relações Estudantis (CGRE) da Diretoria de Políticas e Programas de Graduação da Educação Superior (DIPES).
O PET é desenvolvido por grupos de estudantes, com tutoria de um docente, organizados a partir de cursos de graduação das Instituições de Ensino Superior do país, sendo um grupo por curso, orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e da educação tutorial.

São objetivos deste Programa:

Desenvolver atividades acadêmicas em padrões de qualidade de excelência, mediante grupos de aprendizagem tutorial de natureza coletiva e interdisciplinar.
Contribuir para a elevação da qualidade da formação acadêmica dos alunos de graduação.
Estimular a formação de profissionais e docentes de elevada qualificação técnica, científica, tecnológica e acadêmica.
Formular novas estratégias de desenvolvimento e modernização do ensino superior no país.
Estimular o espírito crítico, bem como a atuação profissional pautada pela ética, pela cidadania e pela função social da educação superior.

O QUE É PET?

PET – Programa de Educação Tutorial, foi desenvolvido por grupos de estudantes, com tutoria de um docente, organizados a partir de cursos de graduação das Instituições de Ensino Superior do país, sendo um grupo por curso, orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e da educação tutorial. Na Universidade Estadual de Ponta Grossa se encontram 3 grupos, PET Química, PET História e PET Engenharia de Alimentos, que aliados ao PET Engenharia Química da UTFPR, formam o InterPET de Ponta Grossa.

Quais os seus objetivos?

  • Desenvolver atividades acadêmicas em padrões de qualidade excelência, mediante grupos de aprendizagem tutorial de natureza coletiva e interdisciplinar.
  • Contribuir para a elevação da qualidade da formação acadêmica dos alunos de graduação.
  • Estimular a formação de profissionais e docentes de elevada qualificação técnica, científica, tecnológica e acadêmica.
  • Formular o espírito crítico, bem como a atuação profissional pautada pela ética, pela cidadania e pela função social da educação superior.
  • Qual a vantagem do curso em ter um grupo PET?

Algumas necessidades citadas no parecer CNE/CP 009 de 2001, Conselho Nacional de Educação, não podem ser efetivamente solucionadas apenas nas aulas e pelos professores do curso. São elas:

  • Orientar e mediar o ensino;
  • Comprometer-se com o sucesso da aprendizagem;
  • Assumir e saber lidar com a diversidade existente entre os alunos;
  • Incentivar atividades de enriquecimento cultural;
  • Desenvolver práticas investigativas;
  • Elaborar e executar projetos para desenvolver conteúdos curriculares;
  • Utilizar novas metodologias, estratégias e materiais de apoio;
  • Desenvolver hábitos de colaboração e trabalho em equipe.

Por fim…

Acredita-se que a formação do grupo PET contribuirá com o aperfeiçoamento dos estudantes em uma formação ampla na realidade educacional, despertando-os para atitudes que os tornem mais conscientes da importância de sua atuação como educador e, capacitando-os para intervenções na escola que levem efetivamente a formação de cidadãos mais ativos por meio de conhecimentos de Ciências Naturais e Química, gerando atitudes sociais, econômicas e políticas ambientalmente sustentáveis.

No desenvolvimento do curso de Química e, de modo geral, para todos os cursos de graduação, destaca-se a influência da tendência tecnicista e o enfoque positivista. Por determinação da Reforma Universitária, segundo a Lei 5540/78, que não evidencia um conhecimento apenas químico, deve ser trabalhado dentro de uma concepção de ciência que explicite o seu papel social, ou seja, o de compreender a ciência como uma atividade humana resultante de um processo de construção social.
Também no Curso de Química, como nos demais cursos de graduação, percebe-se que na formação dos professores, de modo geral, predominou o formato tradicional.
Dessa forma, o interesse em formar um grupo PET dentro do curso de Licenciatura em Química da Universidade Estadual de Ponta Grossa justifica-se pelo fato de muitas das necessidades do curso não poderem ser efetivamente solucionadas apenas nas aulas e pelos professores do mesmo.
O grupo terá o desafio de estudar e desenvolver (pesquisa) novas estratégias de ensino de conceitos formalmente trabalhados nas aulas de Ciências Naturais e Química, tendo como enfoque a educação ambiental com abordagens temáticas locais. O desenvolvimento dos conceitos deverá contar com a colaboração de especialistas de diferentes cursos da Universidade, visando buscar a interdisciplinaridade do conhecimento. Este mesmo grupo deverá ter um envolvimento permanente com os professores da rede pública de ensino (extensão) buscando uma metodologia que priorize o envolvimento da escola em ações comunitárias (ação na sociedade). Esse envolvimento permanente com a escola contribuirá para uma visão mais realista da atividade docente e possibilitará um enriquecimento profissional na troca de experiências com os professores. Paulo Freire prefere falar nestes termos e não nos termos tradicionais de professor-aluno, para enfatizar a necessidade de criar uma nova relação entre os seres humanos que participam na educação como sujeitos, para ressaltar o fato de que o aluno (o educando) e o professor (o educador) aprendem conjuntamente, procuram conhecer para transformar a sociedade em que vivem e não a aceitam tal como é.
Além disso, o grupo deverá promover atividades de intercâmbio entre os professores dos cursos da Universidade Estadual de Ponta Grossa com os professores da rede pública (promover palestras, mesas redondas, workshops, entre outros), atividades estas que terão como objetivos à aproximação dos trabalhos que são desenvolvidos na Universidade com a comunidade local. Serão os interlocutores entre as discussões do colegiado do curso de Licenciatura em Química e estarão disponíveis para participação e organização de eventos desenvolvidos pelo curso e pela universidade.
De acordo com o Ministério da Educação por meio dos resultados publicados no trabalho “ Um Retrato da Presença da Educação Ambiental no Ensino Fundamental Brasileiro: o percurso de um processo acelerado de expansão” (VEIGA et al. 2005 disponível www.inep.gov.br), após a análise de várias modalidades de educação ambiental em escolas em todo o Brasil, verificou-se que um dos pontos negativos para sua efetivação era o pouco envolvimento dessas escolas em ações comunitárias (cerca de 8,8%), sendo que na região sul, o estado do Paraná apresentou a menor porcentagem (cerca de 15%, enquanto Rio Grande do Sul e Santa Catarina apresentam 30 e 25% em média).
Assim a formação desse grupo PET poderia contribuir com experiências que seriam disponibilizadas, no futuro, em uma página na internet e da Secretaria de Educação do Estado do Paraná. Ao final do projeto acredita-se que os alunos desenvolverão competências e habilidades tais como citadas no projeto pedagógico do curso e alguns exemplos apresentados a seguir:

  • Ter formação humanística que permita exercer plenamente sua cidadania e, enquanto profissional, respeitar o direito à vida e ao bem estar dos cidadãos;
  • Reconhecer a Química como uma construção humana e compreender os aspectos históricos de sua produção e suas relações com o contexto cultural, sócio-econômico e político.
  • Saber escrever e avaliar criticamente os materiais didáticos, como livros, apostilas, “kits”, modelos, programas computacionais e materiais alternativos.
  • Compreender e avaliar criticamente os aspectos sociais, tecnológicos, ambientais, políticos e éticos relacionados às aplicações da Química na Sociedade.
  • Assumir conscientemente a tarefa educativa, cumprindo o papel social de preparar os alunos para o exercício consciente da cidadania.

        Para formação do grupo, a Universidade Estadual de Ponta Grossa, o departamento de Química e o curso de Licenciatura participarão de forma efetiva na consolidação da proposta. A Universidade, junto ao seu centro de informática deverá disponibilizar a lotação da página do grupo, entre outras ações. O departamento de Química e o curso de Licenciatura deverão disponibilizar um espaço físico para o desenvolvimento das atividades do grupo.
        As atividades de envolvimento dos alunos com os professores e escolas da rede pública serão facilitadas devido ao fato do professor candidato a tutor ser responsável pela disciplina de estágio supervisionado obrigatório no curso de Licenciatura em Química, tendo um contato permanente com os professores da rede pública local, escolas e o núcleo de educação, além de compor o grupo de Coletivos Educadores para a Região dos Campos Gerais (chamada pública MMA 01/06).
        O grupo deverá também contar com parceria do professor Dr. Luiz Henrique Ferreira do Laboratório de Ensino e Aprendizagem de Química (LENAQ) do Departamento de Química, da Universidade Federal de São Carlos para intercâmbio entre os grupos e trocas de experiência sobre o desenvolvimento das estratégias de ensino, principalmente na confecção de materiais utilizando tecnologias de informação e comunicação.
        Devido ao caráter interdisciplinar da proposta, o grupo deverá buscar de forma contínua o envolvimento de professores e alunos de outros cursos da universidade para participarem e contribuírem com as atividades desenvolvidas pelo grupo.
        Por fim, acredita-se que a formação do grupo PET contribuirá com o aperfeiçoamento dos estudantes em uma formação ampla na realidade educacional, despertando-os para atitudes que os tornem mais conscientes da importância de sua atuação como educador e, capacitando-os para intervenções na escola que levem efetivamente a formação de cidadãos mais ativos por meio de conhecimentos de Ciências Naturais e Química, gerando atitudes sociais, econômicas e políticas ambientalmente sustentáveis.

 Objetivos do grupo :

Objetivo geral:

  • Desenvolver um projeto de ensino de Ciências/Química tendo como principais características a interação entre a universidade, escola e licenciandos, com um enfoque em educação ambiental, buscando-se como resultado a formação de licenciados em Química preparados para a formação de cidadãos.

Objetivos específicos:

  • Desenvolvimento de estratégias e materiais de ensino para serem utilizados nas aulas de Ciências Naturais no ensino fundamental e de Química no ensino médio das escolas de Ponta Grossa, tendo como enfoque temas ambientais locais e educação ambiental, visando dar mais significados para o conceitos formalmente trabalhados nessas aulas;
  • Construção de um site para divulgação dessas atividades que possam contribuir para suas aplicações em outras realidades;
  • Promover eventos e atividades que visem uma aproximação entre professores da Universidade Estadual de Ponta Grossa e as escolas da rede pública de Ponta Grossa;
  • Promover grupos de estudo no espaço de atuação do grupo PET, tendo como objetivo o tutoramento por parte dos alunos que tenham destaque nas disciplinas do curso para com os alunos que tenham dificuldades nessas disciplinas.
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