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Educação Física

Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Educação Física.

Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Educação Física.

Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Educação Física, em nível superior de graduação plena.

Consulta sobre a aplicação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica e das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Educação Física ao curso de Educação Física (licenciatura), tendo em vista a Resolução CONFEF nº 94/2005.

Alteração do § 3º do art. 10 da Resolução CNE/CES nº 7/2004, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Educação Física, em nível superior de graduação plena.

Altera o § 3º do art. 10 da Resolução CNE/CES nº 7/2004, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Educação Física, em nível superior de graduação plena.

 

Atuação:

O Curso de Educação Física – Licenciatura destina-se à formação de profissionais para atuarem na Educação Básica – educação infantil, ensino fundamental e médio – incluindo – educação de jovens e adultos, educação especial ensino técnico profissionalizante, em espaços educacionais formais, nos diferentes desdobramentos de tempos/espaços destinados à docência da Educação Física, respeitando as normas da legislação vigente para a área.

Nesta perspectiva, considera que o professor de Educação Física deve desempenhar as funções de organizador, facilitador, mediador, incentivador e avaliador do processo ensino aprendizagem, dimensionando conceitos fundamentais da Educação e da Educação Física, além das disciplinas pedagógicas necessárias para o pleno desempenho da docência. Em suma, os graduados em Educação Física – Licenciatura, devem ao final do curso reunir habilidades e competências que os habilite para o exercício da docência em diversos e diferentes níveis e modalidades de ensino, com conhecimentos relativos à cultura corporal do movimento  

Dentro desta perspectiva o processo de formação do profissional Licenciado em Educação Física, deve abranger uma dimensão político-social com teor científico, humanístico e técnico e deve formar professores autônomos, solidários, capazes de atuarem nas diversidades culturas existentes e investigarem os problemas do cotidiano, utilizando-se de conhecimentos, recursos e procedimentos necessários às suas soluções, avaliando e analisando os resultados do processo educacional.

 

O Curso:

O Curso de Licenciatura em Educação Física é oferecido no turno noturno, e com duração mínima de quatro anos. O curso é fundamentado em bases educacionais sólidas, buscando adequar o ensino às incessantes necessidades sociais e a formação do senso critico perante o mercado de trabalho. Formar profissionais críticos, participativos, politizados e produtivos, capazes de intervir de forma consciente e responsável para a melhoria da qualidade da Educação Básica.

O Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Estadual de Ponta Grossa tem como objetivo a preparação de professores, para enfrentarem os enormes desafios educacionais que estão presentes em nossa sociedade atual. Uma formação que não se limite em somente ensinar e orientar, mas, comprometido com o sucesso e aprendizagem dos alunos com os quais irá atuar, Professores de Educação Física que saibam atuarr com as diversidades existentes entre os alunos, que incentivem atividades de enriquecimento cultural, que .desenvolvam práticas investigativas, que saibam e se preocupem em conhecer e utilizar novas metodologias, estratégias e materiais de apoio. Enfim, professores que estejam constantemente se atualizando que entendam que educação não é estanque.

No Curso de Licenciatura em Educação Física, os conteúdos programáticos das disciplinas estarão direcionados às exigências educacionais do professor de Educação Física, visando o conhecimento, da sociedade como um todo, envolverão conhecimentos teórico-prático-aplicados à formação docente, os quais serão fomentados pela ação-reflexão-ação. Formar profissionais capazes de atender às necessidades concretas da escola e da sociedade.

A formação pretendida pelo Curso de Licenciatura em Educação Física, é a de professores para atuarem de forma interdisciplinar, tendo em vista, as múltiplas e variáveis tarefas nas quais devem se engajar e pelas quais terão responsabilidades. Contudo, isso somente poderá ocorrer se não houver a indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão.

 

Prática de Ensino / Estágios Curriculares:

Para a organização didática e garantir a formação em consonância com a realidade, o Curso tem momentos de onde ocorrem a Prática de Ensino e os Estágios  Curriculares Supervisionados.

 

A Disciplina Articuladora:

No Curso de Licenciatura em Educação Física é denominada PRÁTICA EDUCATIVA PROJETO INTEGRADO I,II,III e IV , dinamizada em todas as séries do curso.

Tem como objetivos principais:1)Aproximar o discente do âmbito escolar, a fim de instigá-lo no confronto entre a teoria e a realidade;2)Buscar alternativas de integração entre a Educação Física e as outras disciplinas, diminuindo a fragmentação do conhecimento.3)Realizar a aproximação entre Ensino, Pesquisa e Extensão. Através de ações conjuntas que inter-relacionem esta tríade;4)Estimular o acadêmico a perceber a importância da Educação Física como disciplina presente na realidade escolar devendo ser articulada com o projeto político pedagógico da escola, para que possa auxiliar na formação global dos alunos.

Ela se desenvolve através de aulas expositivas, debates de textos, trabalhos em grupo, seminários, filmes, estudos de caso, visitas técnicas, participação em atividades extraclasse, palestras, debates, vídeos, seminários.

Ressalta-se ainda sua articulação com participação e apresentação de trabalhos em eventos tradicionais como: Simpósio de Educação Física e Desportos, Semana da Educação Física e Jogos Estudantis da Primavera.

 

O Estágio Curricular Supervisionado:

O estágio curricular obrigatório que ocorre nas séries finais do curso, tem a finalidade de aprimorar os conhecimentos recebidos na graduação em relação direta com as diferentes realidades educacionais. O estágio supervisionado é o momento em que o acadêmico (a) tem contato com a realidade com a qual irá atuar profissionalmente. O planejamento e a execução das práticas no estágio supervisionado devem estar apoiadas nas reflexões desenvolvidas no curso de formação pelas disciplinas e pela Prática de Ensino/Projeto Integrado.

 

Observação:

Os acadêmicos do Curso de Licenciatura contarão também poderão participar de atividade relacionadas à extensão universitária e à iniciação científica. Estas atividades compõe qualitativamente e formação universitária.

 

Links de interesse:

Centro Esportivo Virtual

Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte

Conselho Federal de Educação Física

Atlas do Esporte no Brasil

Mundo da Educação Física

Conheça a estrutura do curso (clique aqui )

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