Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia.
Reexame do Parecer CNE/CP nº 5/2005, que trata das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia.
Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura.
Consulta sobre a implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Pedagogia, decorrentes da aprovação dos Pareceres CNE/CP nº 5/2005 e nº 3/2006, bem como da publicação da Resolução CNE/CP nº 1/2006.
Esclarecimento sobre a qualificação dos Licenciados em Pedagogia antes da Lei nº 9.394/96 para o exercício das atuais funções de gestão escolar e atividades correlatas; e sobre a complementação de estudos, com apostilamento.
Profissão: Licenciado em Pedagogia
É o profissional que estuda e investiga o processo educativo, desenvolvido no âmbito da educação formal e não formal. Atua na docência da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental e na gestão dos processos pedagógicos e administrativos das instituições escolares, voltadas para a Educação Básica. Também exerce a docência nas disciplinas pedagógicas do Ensino Médio, curso de Formação de Professores.
O que pode fazer:
- Atuar como docente na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental e nas disciplinas pedagógicas do Ensino Médio;
- Realizar projetos para a educação formal e não formal;
- Produzir material didático-pedagógico;
- Realizar pesquisas nas diversas áreas da Educação;
- Atuar nos sistemas de ensino na área de gestão, tanto do processo pedagógico como do administrativo.
Campos de atuação profissional:
Para o licenciado em Pedagogia, o maior mercado de trabalho são as instituições escolares voltadas para a na Educação Básica. Nelas ele atua tanto na docência como na Gestão Escolar. Quanto à pesquisa pode desenvolvê-las nas áreas de Política Educacional, Sociologia da Educação, História da Educação, Filosofia da Educação, Psicologia da Educação, Gestão escolar, Processos Pedagógicos, Currículo, Avaliação, Metodologias de Ensino e Formação de professores.
Requisitos pessoais necessários:
O pretendente a este curso deverá ter vocação por atividades didáticas, capacidade de trabalhar em equipe, vocação para liderança e coordenação de grupos e, principalmente, habilidade para as relações interpessoais.
Perspectivas da profissão:
A partir da aprovação da LDB 9394/96 a Educação Infantil passa a compor a Educação Básica, criando com isso a demanda por profissionais habilitados para atuar nesta etapa da Educação. Assim, ampliou-se significativamente as oportunidades de trabalho tanto na rede pública quanto na rede particular de ensino.
A Disciplina Articuladora:
Criada desde o ano de 2007, a disciplina articuladora do Curso de Licenciatura em Pedagogia nos quatro anos do curso, com os nomes de Prática Pedagógica; Pesquisa e Prática Pedagógica I e II, Seminários Avançados em Gestão Educacional I e II e Seminários Avançados das Disciplinas Pedagógicas do Ensino Médio. Estas disciplinas buscam a) problematizar a prática educativa escolar e com isso desencadear projetos a serem desenvolvidos no decorrer do curso;
b) analisar a prática educativa escolar em suas diferentes dimensões, face aos referenciais teóricos e às disciplinas da série;
c) refletir sobre as relações entre teoria e prática, considerando-se os contextos em que são produzidas.
Eventos Relativos ao Curso:
SEMANA DE INTEGRAÇÃO DE PEDAGOGIA:
-Colegiado do Curso de Licenciatura em Pedagogia e Centro Acadêmico.
Palestras que tratam do Curso de Pedagogia da UEPG, nos aspectos históricos e legais sobre a formação do Pedagogo e sobre as duas áreas de atuação dos licenciados em Pedagogia: a docência e a gestão.
JORNADA PEDAGÓGICA DO LALUPE:
-Laboratório Lúdico Pedagógico, colegiado do Curso de Licenciatura em Pedagogia e departamento de Educação.
Contribui para a formação de profissionais da educação e de áreas afins, que necessitam enfrentar o desafio de transformar em realidade a qualidade de atendimento em diferentes áreas e contextos.