Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Química.
Estabelece as Diretrizes Curriculares para os cursos de Bacharelado e Licenciatura em Química.
Descrição do Curso:
O curso de Licenciatura em Química visa formar professores para atuar no ensino de Química da Educação Básica, em estabelecimentos públicos e privados. O curso também fornece subsídios para realização de Mestrado e Doutorado nas áreas de Química, de Ensino de Ciências e de Educação, uma vez que os conhecimentos químicos e das disciplinas pedagógicas são trabalhados de forma integrada.
Além das atividades curriculares, são oferecidas oportunidades de participação em programas como: PET-Licenciatura em Química (Programa Educação Tutorial), PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação á Docência), PIBIC (Programa Institucional de Iniciação Científica), entre outros projetos que buscam articular a Pesquisa, Ensino e Extensão.
Eventos promovidos pelo Curso:
a) Simpósio de Graduação e Pós Graduação em Química da UEPG
Tem por finalidade apresentar à comunidade acadêmica e externa à UEPG a pesquisa realizada nesta instituição, envolvendo a iniciação científica e os programas de pós-graduação. Oportuniza a inscrição de pesquisadores de outras instituições com vistas a descentralizar e ampliar a abrangência do evento para o nível regional, objetivando tornar a pesquisa universitária mais visível à sociedade, à comunidade escolar e ao setor produtivo.
b) Ciclo de Palestras PET
Tem como objetivo reunir especialistas para discutir temas relacionados a afro-descendentes, indígenas e inclusão. Busca-se assim, discussões críticas sobre esses temas que estarão presentes na vida profissional dos futuros professores de Química.
c) Química na UEPG
Esta atividade tem como objetivo a realização de experiências didáticas no ensino de conceitos Químicos envolvendo aprendizagens ativas por meio de um tema científico controverso. A Química na UEPG é realizada duas vezes a cada ano, durante uma semana, nas dependências da UEPG e do Departamento de Química, com participação de alunos da rede pública de ensino.
d) Encontro de Educação em Química da UEPG – ( EDUQUI/UEPG)
O evento é uma oportunidade de aproximar a comunidade escolar (alunos, professores, diretores e outros) do contexto universitário através de evento científico, com apresentações de trabalhos orais e em forma de pôsteres sobre o Ensino de Ciências e de Química. Por outro lado, a comunidade universitária terá oportunidade de conhecer os trabalhos desenvolvidos nas escolas.
Importância das Disciplinas Articuladoras:
As Disciplinas Articuladoras do Curso de Licenciatura em Química são: Ensino de Ciências e de Química e Ensino de Química I, II e III, ministradas, respectivamente, do 1º ao 4º ano do curso. Nelas, os licenciandos têm a oportunidade de conhecer a História da Ciência e de seu ensino, o trabalho docente, o uso da experimentação, teorias de ensino e de aprendizagem e didática, entre outros conteúdos, todos com enfoque na Química. Além disso, são desenvolvidos projetos e materiais didáticos para o Ensino de Ciências e de Química. Durante todo o curso, as disciplinas articuladoras buscam desenvolver conhecimentos químicos articulados com o conhecimento pedagógico, essenciais na formação do licenciado. Promovem a articulação das disciplinas de cada série, entre as séries e também com a escola básica.
Blog das Disciplinas Articuladoras do curso
Leia mais sobre Licenciatura em Química nos links abaixo:
Grupo PET Licenciatura em Química
Blog Grupo PET Licenciatura Química
Blog de Disciplinas da Profª Patrícia Los