As pesquisas desenvolvidas no Programa de Pós-Graduação em Agronomia encontram-se organizadas em projetos de pesquisa dentro de cada área de concentração, e linha de pesquisa sob a responsabilidade dos docentes do Programa. O Programa oferece oportunidades de pesquisa nos seguintes projetos:
1. ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: CIÊNCIA DO SOLO E RECURSOS AMBIENTAIS
Linha de Pesquisa: Uso e manejo dos recursos naturais
1.1 Análise envoltória de dados (Data Envelopment Analysis – DEA) em sistemas agrícolas (Carlos Tadeu dos Santos Dias).
1.2 Bioenergia e Biocombustíveis (Pedro Henrique Weirich Neto).
1.3 Bioquímica e microbiologia do solo (Rafael Mazer Etto).
1.4 Correção da Acidez do Solo e Adubação para Sistemas de Produção (Eduardo Fávero Caires).
1.5 Ecologia microbiana e interação planta-bactéria (Carolina Weigert Galvão).
1.6 Manejo e Ciclagem de Nutrientes em Sistemas de Produção (Adriel Ferreira da Fonseca).
1.7 Manejo e Conservação de Solo e Água (Fabrício Tondello Barbosa).
1.8 Processos hidrológicos, relações hídricas e climáticas em plantas cultivadas (Eduardo Augusto Agnellos Barbosa).
1.9 Qualidade dos solos sob sistemas de uso e manejo (Neyde Fabíola Balarezo Giarola).
1.10 Relações entre Clima, Necessidades Hídricas e Produtividade de Grandes Culturas e Hortaliças (André Belmont Pereira).
1.11 Sistemas Agroecológicos (Carlos Hugo Rocha).
1.12 Variabilidade Espacial de Atributos de Solo e Planta (Pedro Henrique Weirich Neto).
2. ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: FITOTECNIA E FITOSSANIDADE
Linha de Pesquisa: Fisiologia, Melhoramento e Manejo de culturas
2.1 Biotecnologia Aplicada à Fisiologia Pós-Colheita de Produtos Hortícolas (Ricardo Antonio Ayub).
2.2 Genética Molecular e Melhoramento de Culturas Agrícolas (Rodrigo Rodrigues Matiello).
2.3 Manejo de Frutíferas de Clima Temperado em Sistema Orgânico (Renato Vasconcelos Botelho).
2.4 Produção de Mudas e Manejo de Pomares (Ricardo Antonio Ayub).
2.5 Propagação vegetativa e reprodutiva de hortaliças (Amanda Regina Godoy Baptistão).
2.6 Tecnologia de Sementes (Ana Dionísia da Luz Coelho Novembre).
Linha de Pesquisa: Manejo Fitossanitário
2.7 Agentes de controle microbiano para o controle de lepidópteros pragas da soja e interações com toxinas Cry (Daniel Ricardo Sosa-Gomez).
2.8 Avaliação da Ocorrência de Resistência aos Herbicidas em Populações de Plantas Daninhas no Paraná (Neumárcio Vilanova da Costa).
2.9 Levantamento, Identificação e Controle de Doenças em Culturas Agrícolas visando Baixo Impacto Ambiental (David de Souza Jaccoud Filho).
2.10 Manejo Integrado de Doenças em Hortaliças e Grandes Culturas (Maristella Dalla Pria).
2.11 Manejo Integrado de Pragas em Cultivos de Importância Econômica (Orcial Ceolin Bortolotto).
2.12 Tecnologia de Aplicação de Agroquímicos (Luiz Cláudio Garcia).
Detalhamento dos Projetos de Pesquisa
CIÊNCIA DO SOLO E RECURSOS AMBIENTAIS
Os projetos nessa área envolvem o estudo físico, químico e biológico do solo relacionados com a fertilidade e com o estado nutricional das plantas. As pesquisas visam a compreensão dos efeitos da calagem, gesso, fertilização (mineral e orgânica), fixação biológica de nitrogênio, manejo de nutrientes e da matéria orgânica do solo em diferentes sistemas de produção, para otimizar a eficiência do uso de nutrientes e potencializar os efeitos da interação planta-bactéria. São realizados estudos das relações solo-água-microrganismo-planta-atmosfera, de variabilidade espacial de atributos do solo, bem como de microbiomas do solo e da planta.
1.1 Análise envoltória de dados (Data Envelopment Analysis – DEA) em sistemas agrícolas
Descrição do Projeto: A análise envoltória de dados presta-se a determinação de índices de eficiência nas mais diversas áreas. Assim, é objetivo deste projeto avaliar e comparar a eficiência entre um grupo de produtores de soja de um ponto de vista de energia no sistema de produção utilizando análise envoltória de dados. Para tanto será utilizado na geração de resultados e informação uma base de dados de produtores de soja no município de Boa Esperança-PR. Esses dados serão convertidos em equivalentes em energia conforme fatores adequados e descritos na bibliografia. A partir destes serão determinados índices de eficiência relativa para os diversos produtores rurais. Técnicas de análise estatística multivariada como análise discriminante e de componentes principais serão aplicadas com intuito de verificar agrupamentos entre o grupo amostral.
Docente: Dr. Carlos Tadeu dos Santos Dias (Responsável).
1.2 Bioenergia e Biocombustíveis
Descrição do Projeto: As crises de petróleo, previsões de fim de reservas e problemas ao ambiente levam a estudos de uso racional, bem como a utilização de alternativas. Sendo assim, são estudados balanços de energia nos sistemas agrícolas e utilização de biocombustiveis a base de óleos vegetais.
Docentes: Dr. Pedro Henrique Weirich Neto (Responsável) e Dra. Silvana Ohse.
1.3 Bioquímica e microbiologia do solo
Descrição do Projeto: Caracterização da qualidade biológica do solo. Estudo do metabolismo microbiano e dos mecanismos envolvidos na promoção do crescimento vegetal nas culturas agrícolas. Caracterização bioquímica e molecular dos genes envolvidos na fixação biológica de nitrogênio em bactérias associativas e noduladoras. Estudo de microbioma da rizosfera. Bioinformática aplicada a microbiologia e a interação planta-bactéria. Aplicação da biologia sintética no desenvolvimento de novas biotecnologias.
Docentes: Dr. Rafael Mazer Etto (Responsável), Dra. Carolina Weigert Galvão, Dr. Eduardo Fávero Caires, Dr. Ricardo Antônio Ayub, Dr. Eduardo Augusto Agnellos Barbosa, Dr. Fabrício Tondello Barbosa e Dra. Neyde Fabíola Balarezo Giarola.
1.4 Correção da Acidez do Solo e Adubação para Sistemas de Produção
Descrição do Projeto: O conhecimento dos problemas relacionados com a fertilidade do solo e das exigências nutricionais das culturas é de fundamental importância para orientar práticas que visam correções de desordens nutricionais. O manejo do solo empregado para a produção de grãos, frutas e hortaliças pode ter implicações na ciclagem de nutrientes e nas recomendações de calagem e adubação. O projeto tem o objetivo de estudar estratégias para a correção da acidez do solo, a melhoria da fertilidade no subsolo e a adubação em sistemas de produção com ou sem revolvimento, por meio da realização de estudos de longa duração com calagem superficial ou incorporada, gesso agrícola, plantas de cobertura e adubação mineral e/ou orgânica, considerando a disponibilidade e a ciclagem de nutrientes, e aspectos de ordem econômica e ambiental.
Docentes: Dr. Eduardo Fávero Caires (Responsável), Dr. Adriel Ferreira da Fonseca, Dra. Neyde Fabíola Balarezo Giarola, Dr. Ricardo Antonio Ayub e Dra. Silvana Ohse.
1.5 Ecologia microbiana e interação planta-bactéria
Descrição do Projeto: Estima-se que de 80-90% dos processos que ocorrem no solo, incluindo a reciclagem de nutrientes, são mediados por microrganismos. Dados estatísticos indicam que 1 g de solo pode conter até 8 milhões de espécies bacterianas. No entanto, estima-se que apenas 1-5% dos microrganismos existentes pode ser identificado por ser passível de cultivo, permanecendo os outros 99-95% somente acessíveis por técnicas moleculares independente de cultivo. Diante do exposto, essa linha de pesquisa visa estudar a diversidade bacteriana utilizando técnicas moleculares de vanguarda, como qPCR, metagenômica, transcriptômica e proteômica. Determinar a estrutura das comunidades bacterianas envolvidas no ciclo do carbono e nitrogênio. Isolar e caracterizar bioquimicamente novas bactérias promotoras do crescimento de plantas para uso posterior como inoculante. Desenvolvimento de inoculantes microbianos. Compreender os mecanismos de interação planta-bacteria e o impacto do manejo do solo sobre as comunidades microbianas.
Docentes: Dra. Carolina Weigert Galvão (Responsável), Dr. Eduardo Fávero Caires, Dr. Ricardo Ayub., Dr. Rafael Mazer Etto, Dr. Eduardo Augusto Agnellos Barbosa, Dr. Fabrício Tondello Barbosa e Dra. Neyde Fabíola Balarezo Giarola.
1.6 Manejo e Ciclagem de Nutrientes em Sistemas de Produção
Descrição do Projeto: Neste projeto são estudados os seguintes temas: Inovação e Transferência de Tecnologias em Fertilizantes; Avaliação do Estado Nutricional das Plantas e da Fertilidade do Solo; e Ciclagem de Nutrientes em Sistema Plantio Direto e Sistemas Integrados de Produção Agropecuária.
Docentes: Adriel Ferreira da Fonseca (Responsável), Carlos Tadeu dos Santos Dias, Neyde Fabíola Balarezo Giarola, Carolina Weigert Galvão e Fabrício Tondelo Barbosa.
1.7 Manejo e Conservação de Solo e Água
Descrição do Projeto: A expansão da agricultura vêm provocando grande pressão de uso do solo, o qual muitas vezes tem sua capacidade de suporte excedida. A erosão hídrica é a principal causa de degradação dos solos e uma ameaça aos ambientes e a segurança alimentar. A pesquisa tem como objetivos quantificar e modelar processos hidrológicos e as perdas de solo, água, nutrientes e carbono orgânico por erosão hídrica pluvial, bem como avaliar o efeito do uso e manejo do solo sobre atributos de solo e planta. O propósito é obter resultados que deem suporte para a escolha de sistemas conservacionistas de manejo do solo que mantenham sua capacidade produtiva e reduzam os riscos de contaminação ambiental.
Docentes: Dr. Fabrício Tondello Barbosa (Responsável), Dr. Eduardo Augusto Agnellos Barbosa, Dr. Neyde Fabíola Balarezo Giarola e Dr. Adriel Ferreira da Fonseca.
1.8 Processos hidrológicos, relações hídricas e climáticas em plantas cultivadas
Descrição do Projeto: A compreensão dos efeitos do clima e da água no desenvolvimento das plantas e o entendimento dos processos hidrológicos em sistemas agrícola são essenciais para o manejo racional da água na agricultura . O projeto objetiva compreender as relações do sistema água-solo-planta-atmosfera em diferentes ambientes de cultivo, o desenvolvimento de técnicas que elevam a eficiência do uso da água na agricultura e a modelagem em sistemas agrícolas.
Docentes: Dr. Eduardo Augusto Agnellos Barbosa (Responsável), Dr. Fabrício Tondello Barbosa, Dr. Neyde Fabíola Balarezo Giarola, Dr. Adriel Ferreira da Fonseca e Dr. André Belmont Pereira.
1.9 Qualidade dos solos sob sistemas de uso e manejo
Descrição do Projeto: A qualidade do solo para a produção agrícola é determinada por condições físicas favoráveis ao crescimento das plantas e, num contexto mais amplo, para o estabelecimento das condições químicas e biológicas do solo. O objetivo deste estudo é avaliar o potencial de diferentes indicadores físicos para quantificar e monitorar a qualidade de solos sob sistemas de uso e manejo. Os resultados das pesquisas permitirão determinar os sistemas de uso e manejo mais adequados para manter ou melhorar a qualidade e o potencial produtivo dos solos.
Docentes: Dra. Neyde Fabíola Balarezo Giarola (Responsável), Dr. Fabrício Tondello Barbosa, Dr. Eduardo Augusto Agnellos Barbosa, Dra. Carolina Weigert Galvão, Dr. Rafael Mazer Etto e Dr. Adriel Ferreira da Fonseca.
1.10 Relações entre Clima, Necessidades Hídricas e Produtividade de Grandes Culturas e Hortaliças
Descrição do Projeto: Sabe-se que as condições meteorológicas interferem sobre as atividades agrícolas e determinam a potencialidade produtiva de uma espécie vegetal em dada localidade ou região. O conhecimento das condições do ambiente agrícola possibilita a maximização do rendimento biológico de espécies cultivadas e a minimização de custos com proteção ambiental. Dentre os elementos meteorológicos a serem monitorados em postos de observação de superfície, vale destacar a importância da radiação solar e da evapotranspiração em estudos voltados à otimização da irrigação e à proposição de modelos agrometeorológicos. O balanço geral de radiação representa o total de energia radiante absorvido pela superfície que será utilizado nos processos físicos, químicos e biológicos que ocorrem no agrossistema. Esse projeto tem por objetivo propor equações de estimativa do balanço geral de radiação, determinar a demanda climática ideal de água de culturas agrícolas e quantificar seus coeficientes de cultura com vistas ao planejamento racional da irrigação e à previsão de safras de grandes culturas e hortaliças na região dos Campos Gerais do Paraná.
Docente: Dr. André Belmont Pereira (Responsável).
1.11 Sistemas Agroecológicos
Descrição do Projeto: Trata da realização de estudos de sistemas de produção de base agroecológica ao comparar os resultados técnicos, socioeconômicos e ambientais de sistemas produtivos diversos, com ênfase para os sistemas ecológicos de produção, concebidos como alternativas para unidades agrícolas de base familiar. Através da integração de técnicas relacionadas ao manejo dos recursos naturais, busca-se criar as condições necessárias para compreender, manter e restabelecer as complexas relações ecológicas entre solo, água, plantas e animais, para promover estabilidade e resiliência nos agroecossistemas.
Docente: Dr. Carlos Hugo Rocha (Responsável).
1.12 Variabilidade Espacial de Atributos de Solo e Planta
Descrição do Projeto: Há muito se observa variabilidade espacial no rendimento de grandes culturas, várias são as formas de abordagens para estudo de tal fato. Nesta linha de pesquisa realizam-se análise espacial de parâmetros de solo e planta procurando caracterizar e dimensionar variáveis influentes no rendimento de grandes culturas.
Docente: Dr. Pedro Henrique Weirich Neto (Responsável).
FITOTECNIA E FITOSSANIDADE
Os projetos nessa área envolvem estudos sobre fisiologia do crescimento e desenvolvimento de plantas. Adaptação de cultivares exóticas e desenvolvimento de novas cultivares. Manejo de culturas anuais produtoras de grãos, fibras e energia. Manejo de culturas olerícolas, viveiros e pomares. Processos fisiológicos e tecnológicos envolvendo produtos hortícolas e tecnologia de produção de sementes. Estratégias de manejo e controle fitossanitário de culturas anuais e perenes. Estudo das características edafoclimáticas e culturais na ocorrência e disseminação de pragas e doenças. Avaliação de métodos tradicionais e moleculares na detecção de patógenos e nas estratégias de controle de doenças. Estudo da qualidade sanitária das sementes no estabelecimento de culturas agrícolas. Estudo da eficiência de agroquímicos, indutores de resistência, produtos biológicos e de substancias naturais no manejo e controle de doenças e pragas. Manejo e controle de plantas daninhas, pragas e doenças no estabelecimento de uma agricultura rentável e de baixo impacto ambiental.
2.1 Biotecnologia Aplicada à Fisiologia Pós-Colheita de Produtos Hortícolas
Descrição do Projeto: Definir o ponto de colheita dos produtos hortícolas e as condições de limpeza, classificação, embalagem e armazenagem de frutos e hortaliças. Também inclui o estudo da maturação e do dano por frio em frutos temperados.
Docente: Dr. Ricardo Antônio Ayub (Responsável).
2.2 Genética Molecular e Melhoramento de Culturas Agrícolas
Descrição do Projeto: A Genética Vegetal abrange diferentes áreas do conhecimento, como, por exemplos; genética clássica, melhoramento genético, genética molecular, genética quantitativa e genética de populações. A aplicação da genética dentro dos programas de melhoramento (autógamas, alógamas e assexuadas) tem acelerado os ganhos genéticos com a seleção artificial, minimizando os efeitos do ambiente e aumentando a contribuição dos genes para a expressão dos fenótipos nas plantas. Esse projeto visa estudar nas espécies cultivadas: (i) a adaptação agronômica dos genótipos aos ambientes; (ii) a quantificação da variabilidade genética; e (iii) a caracterização da resistência / suscetibilidade aos principais fatores bióticos e ou abióticos que interferem na maximização do potencial agronômico das culturas. A avaliação fenotípica das populações segregantes possibilita avaliar a segregação dos genes de interesse, determinar a sua frequência alélica, ação gênica bem como possibilita estimar os ganhos genéticos com a seleção dentro das populações. A associação da fenotipagem a campo com as recentes técnicas da Biologia Molecular, através dos marcadores moleculares (RAPD, microssatélites e AFLP´s) tem permitido revelar polimorfismos em termos de seqüências de DNA, possibilitando a localização e o mapeamento molecular de genes de interesse agronômico, a caracterização molecular de diferentes acessos de um banco de germoplasma visando estudos de diversidade genética entre acessos bem como a prospecção de novos genes de interesse agronômico nas espécies cultivadas.
Docentes: Dr. Rodrigo Rodrigues Matiello (Responsável) e Dr. David de Souza Jaccoud Filho.
2.3 Manejo de Frutíferas de Clima Temperado em Sistema Orgânico
Descrição do Projeto: Desenvolvimento de tecnologia para a produção de frutas de clima temperado em sistema orgânico incluindo as culturas da pereira, macieira, videira, amoreira-preta, mirtilo e frutas de caroço. Este projeto engloba estudos de adaptabilidade de cultivares, experimentos de densidade de plantio, sistemas de condução, quebra de dormência e adubação e pós-colheita. Consórcio com frutíferas nativas.
Docentes: Dr. Renato Vasconcelos Botelho (Responsável) e Dr. Ricardo Antonio Ayub.
2.4 Produção de Mudas e Manejo de Pomares
Descrição do Projeto: Cultivo “in vitro”, armazenamento e aclimatação de mudas. Manejo de pomares visando o aumento do tamanho de frutos, retardo da colheita, adubação, época da poda, quebra de dormência em pomares e estudo fenológico de variedades tem sido investigado.
Docentes: Dr. Ricardo Antônio Ayub (Responsável) e Dra. Silvana Ohse.
2.5 Propagação vegetativa e reprodutiva de hortaliças
Descrição do Projeto: Atualmente, a área de olericultura apresenta especialidades como produção de mudas, sistemas de cultivo em solo, em substratos diversos ou em água (hidroponia), cultivos em campo ou em ambientes protegidos, produção de material propagativo (sementes ou estruturas vegetativas), sendo que este ramo especificamente é o ponto de partida para o sucesso da produção comercial. As técnicas de multiplicação das espécies hortícolas são pouco conhecidas entre os profissionais da área, sendo necessário ampliar o conhecimento sobre o tema, mediante estudos da fisiologia, desenvolvimento, maturação e colheita de sementes, bem como dos aspectos relacionados às estruturas de propagação vegetativa.
Docentes: Dra. Amanda Regina Godoy Baptistão (Responsável), Dr. Ricardo Antônio Ayub e Dra. Silvana Ohse.
2.6 Tecnologia de Sementes
Descrição do Projeto: A compreensão dos mecanismos que atuam na semente desde a sua formação até a germinação, aliado às tecnologias de manejo necessárias à produção de sementes com qualidade genética, sanitária e fisiológica são conhecimentos fundamentais para o profissional atuante na agricultura. O objetivo deste projeto consiste-se na realização de pesquisas básico-aplicadas relacionadas aos processos de produção, beneficiamento, conservação e análise de sementes de grandes culturas e hortaliças.
Docentes: Dra. Ana Dionísia da Luz Coelho Novembre (Responsável), Dr. David de Souza Jaccoud Filho e Dr. Carlos Tadeu dos Santos Dias.
2.7 Agentes de controle microbiano para o controle de lepidópteros pragas da soja e interações com toxinas Cry
Descrição: No Brasil, entre os problemas de maior abrangência geográfica da cultura da soja encontram-se a lagarta-da-soja e a lagarta-falsa-medideira. Essas espécies ocorrem em todas as áreas cultiváveis de soja e são alvo de uma importante parcela das aplicações de inseticidas convencionais, assim como, do controle continuo por plantas modificadas que expressam genes de toxinas inseticidas. Ambas formas de controle apresentam o inconveniente de selecionar populações resistentes a seu modo de ação, portanto, métodos alternativos de controle com agentes biológicos são desejáveis e sua performance deve ser melhorada. O principal objetivo do projeto é caracterizar os principais agentes de controle microbiano, já sejam considerados importantes pela sua eficiência como no caso dos vírus de poliedrose nuclear, ou pela sua elevada prevalência na cultura da soja, como é o caso do fungo Metarhizium rileyi. A caracterização dos genomas, no caso do fungo M. rileyi permitirá inferir as sequencias de iniciadores para realizar estudos de estrutura genética de suas populações com microssatélites e no caso dos vírus entomopatogênicos fornecera informações para caracterização inequívoca da espécie, assim como a determinação de seus genes. Outro objetivo do projeto é aumentar a eficiência de agentes de controle microbiano por meio da utilização de substâncias que melhoram a eficiência ou através do reconhecimento de fatores limitantes presentes nos substratos vegetais sobre os quais são aplicados para atingir seu alvo. Também serão realizados estudos envolvendo aspectos de resistência a toxinas Cry, cujo uso foi inspirado no modo de ação da bactéria Bacillus thuringiensis. Estes trabalhos são especialmente importantes, porque a detecção antecipada da resistência de lagartas submetidas a pressão de seleção pela soja Bt é fundamental para o manejo adequado de suas populações. Esta abordagem será implementada mediante o monitoramento por meio de bioensaios com populações de Anticarsia gemmatalis e Chrysodeixis includens oriundas de diversas regiões do pais. Paralelamente populações selecionadas de A. gemmatalis (já disponíveis) com características de resistência a toxina Cry1Ac serão estudadas quanto a sua resposta cruzada a outras toxinas e agentes de controle. Além disso serão analisadas comparativamente as alterações morfológicas e dos receptores (“brush border membranes”) nas populações suscetíveis e resistentes, visando a caracterização de seu modo de ação. Os resultados serão de utilidade para manejo e controle de populações resistentes e não resistentes a toxinas disponíveis comercialmente.
Docentes: Dr. Daniel Ricardo Sosa-Gomez (Responsável).
2.8 Avaliação da Ocorrência de Resistência aos Herbicidas em Populações de Plantas Daninhas no Paraná
Descrição do Projeto: A resistência de plantas daninhas aos herbicidas é uma adaptação da população devido às práticas agrícolas sem critério agronômico. Essa resistência necessita ser registrada para evitar maiores alterações genéticas na população nas regiões de ocorrência. O objetivo deste projeto será o de investigar a ocorrência de resistência aos herbicidas em populações das principais plantas daninhas em áreas agrícolas do Paraná. As populações suspeitas de desenvolvimento de resistência ocorrentes em áreas agrícolas serão amostradas e acondicionadas em vasos para posterior instalação de experimentos controlados. As plantas serão identificadas e amostras para estudos anatômicos serão fixadas antes e após a aplicação dos herbicidas. Também serão aplicados questionários aos produtores para caracterização do sistema de produção da propriedade. Os resultados poderão beneficiar produtores, engenheiros agrônomos, técnicos agrícolas, educadores, pesquisadores e estudantes.
Docente: Neumárcio Vilanova da Costa (Responsável).
2.9 Levantamento, Identificação e Controle de Doenças em Culturas Agrícolas visando Baixo Impacto Ambiental
Descrição do Projeto: O projeto engloba as seguintes atividades: levantamento da ocorrência de doenças em culturas agrícolas (levantamento, quantificação e distribuição das doenças em culturas de importância econômica em regiões de produção e em testes laboratoriais e de campo); identificação dos agentes etiológicos em plantas e sementes (identificação com métodos tradicionais e moleculares); estratégia de manejo (avaliação de comportamentos de cultivares, épocas de semeadura, rotação de culturas e outras medidas frente a doenças de importância econômica); estratégias de controle em doenças de sementes, raízes, colmos, espigas, tubérculos, bulbos, foliares e de pós-colheita (avaliação de produtos químicos, substâncias alternativas e biológicos em diversas culturas de importância econômica “in vitro” no laboratório e, “in vivo” em casa-de-vegetação e no campo).
Docentes: Dr. David de Souza Jaccoud Filho (Responsável), Dra. Maristella Dalla Pria, Dr. Rodrigo Rodrigues Matiello e Dr. Carlos Tadeu dos Santos Dias.
2.10 Manejo Integrado de Doenças em Hortaliças e Grandes Culturas
Descrição do Projeto: Tem como objetivo o estudo de doenças em populações de plantas e de patógenos e suas interrelações com o ambiente e a interferência humana, visando à proteção de plantas de forma mais efetiva. Os vários ramos da fitopatologia desenvolvem armas e a epidemiologia busca aplicá-las da melhor maneira no controle de doenças. Além disso, tem como princípios básicos a análise temporal e espacial de doenças, sistemas de previsão, quantificação de danos e perdas, comportamento do fitopatossistema temperado e tropical e manejo integrado de doenças. A linha de pesquisa em questão inclui várias disciplinas, como a matemática e estatística, tão bem quanto à proteção de plantas, a ecologia, a genética, a meteorologia, a análise de sistemas, etc.
Docentes: Dra. Maristella Dalla Pria (Responsável) e Dr. Ricardo Antonio Ayub.
2.11 Manejo Integrado de Pragas em Cultivos de Importância Econômica
Descrição do projeto: Este projeto desenvolverá atividades direcionadas ao manejo de pragas em culturas de importância agrícola. Dentre os estudos, encontram-se: levantamento populacional e identificação de insetos-praga e inimigos naturais (predadores e parasitoides) em campo. Resistência de plantas (antibiose, antixenose e repelência) a pragas agrícolas. Plantas geneticamente modificadas para o controle de pragas. Controle químico de pragas. Especificidade e seletividade de inseticidas. Manejo de pragas resistentes a inseticidas. Manejo da lavoura e polinizadores. Controle biológico conservativo e aumentativo. Tecnologia de liberação de parasitoides em campo. Biotecnologia no manejo de pragas. Bioecologia e controle de pragas de grãos armazenados. Extrato de plantas no controle de pragas. Nível de dano de pragas agrícolas.
Docentes: Dr. Orcial Ceolin Bortolotto
2.12 Tecnologia de Aplicação de Agroquímicos
Descrição do Projeto: Análise dos fatores que influenciam a tecnologia de aplicação: alvo, produto, momento, clima e máquina. Determinação do alvo biológico e químico. Formulações de agroquímicos. Formas de absorção e redistribuição de agroquímicos. Dureza da água, pH da calda, adjuvantes e misturas de tanque. Momento de controle. O clima e sua relação com o tamanho da gota. Exo e endoderiva. Métodos de aplicação dos agroquímicos líquidos. Conhecimento das partes do pulverizador: tanque, filtro da bomba, bombas, câmara de compensação, regulador de pressão, manômetro, seções, filtros das barras, barras, assistência de ar na barra, barra de arrasto, pulverização eletrostática e pontas de pulverização. Regulagem e calibração de turbopulverizadores, pulverizadores aéreos, pulverizadores de barra e costais.
Docentes: Dr. Luiz Cláudio Garcia (Responsável).