INFRAESTRUTURA

O Campus de Uvaranas possui biblioteca com vasto acervo de periódicos (impressos e eletrônicos) e livros. Conta com facilidades para pesquisa e comutação bibliográfica.
Possui 01 (uma) fazenda escola, veículos para atividades de campo, 3 casas de vegetação e diversos laboratórios que dão suporte às pesquisas.

 

1. Biblioteca

O sistema de Bibliotecas da UEPG é composto por três unidades: Campus Central, Campus de Uvaranas e Campus de Castro. O acervo de livros da Biblioteca compreende cerca de 45.000 títulos e 100.000 exemplares. O acervo de periódicos corresponde a aproximadamente 2.800 títulos e 100.000 exemplares. Do total de acervo de livros, a Biblioteca dispõe de cerca de 1.800 títulos e 3.300 exemplares diretamente relacionados ao Programa de Pós-Graduação em Agronomia.

As unidades do sistema de Bibliotecas oferecem os seguintes serviços aos alunos e docentes: empréstimo domiciliar, empréstimo interbibliotecas (entre as bibliotecas da cidade e do estado), serviço de referência (oferece ao usuário assistência e instrução no uso da biblioteca, seus catálogos, acervo, recursos e serviços), serviço de alerta (informa aos usuários sobre a chegada de material relevante na sua área), levantamento bibliográfico (elaboração de levantamentos bibliográficos sobre temas especializados em bases de dados nacionais e internacionais), normatização de trabalhos científicos (segundo recomendações da ABNT), oficinas de orientação bibliográfica (cursos de extensão à comunidade universitária com o objetivo de divulgar e orientar o uso de normas e padrões de documentação segundo a ABNT), consulta a acervo on-line (disponibiliza na Internet a consulta ao seu acervo) e comutação bibliográfica (cópias de artigos de periódicos, teses, dissertações, monografias, anais/proceedings/conferências, relatórios, publicações oficiais e capítulos de livros, não localizados nas Bibliotecas da UEPG e no Portal de Periódicos da Capes e existentes nas bibliotecas brasileiras e na British Library – Inglaterra).

O sistema de Bibliotecas da UEPG dispõe de acesso ao Portal de Periódicos da CAPES, ao Portal da Pesquisa (Portal CAPES-EDITOR) e ao Portal Domínio Público. Somente o Portal de Periódicos da CAPES oferece, atualmente, mais de 29.000 periódicos com textos completos e 500 bases de dados com resumos de documentos em todas as áreas do conhecimento.
A UEPG também possui o Sistema de Publicação Eletrônica de Teses e Dissertações (BDTD), sendo disponibilizadas na Internet as teses e dissertações defendidas pelos alunos dos Programas de Pós-Graduação da Instituição.

 

2. Fazenda Escola

A Fazenda Escola “Capão da Onça” (FESCON) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), foi criada pela Resolução R. 011/85, em 01 de abril de 1985, e transformada em Órgão Suplementar através da Resolução R. 027/90, de 20 de dezembro de 1990. Apresenta uma área de 311,12 hectares, dividida em duas glebas, cortadas pela Rodovia PR-513 – Ponta Grossa/Itaiacoca. Seu ponto mais alto está a 1027 m de altitude, localizado na Latitude 25°05’49″S e Longitude 50°03’11″W.

Para as atividades de ensino estão priorizadas as áreas denominadas de Campo Demonstrativo e Experimental (CDE) com 8,5 ha, Olericultura com 3,0 ha e Fruticultura com 3,0 ha. Para atender as atividades de pesquisa estão disponibilizadas a Área de Pesquisa com 14,0 ha e a Estação Experimental com 9,0 ha. Para conduzir a produção vegetal vêm sendo utilizados talhões que totalizam 200 ha e para a produção animal 23 ha, distribuídos entre áreas de piquetes, instalações e manejo. A FESCON possui toda a infra-estrutura necessária para a realização de pesquisas de alto nível no campo agronômico. A Fazenda está equipada com uma frota moderna de veículos (caminhões e caminhonetes) e de um moderno parque de máquinas e implementos agrícolas. Destaca-se a aquisição recente de uma frota totalmente nova de tratores, colhedoras e semeadora-adubadora de parcelas. A FESCON também possui uma estação agrometeorológica que oferece suporte para o levantamento de dados climáticos necessários para o acompanhamento das pesquisas no campo, e um laboratório de Fitotecnia com estufas de secagem e balanças para avaliações de campo. A FESCON tem apresentado papel de destaque regional, tanto na produção vegetal como na produção animal. Estes fatos são o reflexo dos investimentos conquistados nos últimos anos na estrutura e organização da Fazenda Escola “Capão da Onça”. Considerando todos esses aspectos, a FESCON oferece todo o suporte necessário para a realização de pesquisas avançadas em nível de Mestrado e Doutorado, necessárias para proporcionar um salto de qualidade no desenvolvimento científico e tecnológico da agricultura conservacionista praticada na região dos Campos Gerais do Paraná.

 

3. Centro Interdisciplinar de Pesquisa e Pós-Graduação (CIPP)

O CIPP consiste-se em um espaço amplo (aproximadamente 800 m2) destinado aos programas de pós-graduação e ao desenvolvimento de pesquisas avançadas. Tem a finalidade de agregar pesquisadores de diversas áreas do conhecimento para a realização de pesquisas de ponta. Este Centro dispõe de infra-estrutura de última geração, com salas de aula, auditório, laboratório de informática com acesso à Internet e ao Portal de Periódicos, e Laboratório Multiusuário (LABMU) com equipamentos modernos e de grande porte. Este laboratório foi construído e equipado por meio de recursos aprovados nos editais do CT-INFRA/FINEP, visando atender a necessidade de realização de determinações bastante precisas em pesquisas de alto nível, fundamental para os cursos de Mestrado e Doutorado. Destacam-se os seguintes equipamentos já instalados e em operação: Espectrofotômetro de Absorção Atômica com Atomização em Chama com assessório para Geração de Hidretos, Espectrofotômetro de Absorção Atômica com Atomização Eletrotérmica, Microscópio de Força Atômica, Aparelho de Difração de Raios-X, Espectrofotômetro de Absorção Molecular UV-visível, Ultrafreezer, Ultracentrífuga, Liofilizador e Ressonância Magnética Nuclear (RMN).

 

4. Laboratórios no Bloco de Agronomia

Laboratório de Análise de Sementes

Laboratório de Biotecnologia Aplicado à Fruticultura

Laboratório de Defesa Fitossanitária

Laboratório de Fertilidade do Solo

Laboratório de Física do Solo

Laboratório de Genética Molecular

Laboratório de Informática

Laboratório de Matéria Orgânica do Solo

Laboratório de Mecanização Agrícola

Laboratório de Microbiologia e Fitopatologia

Laboratório de Nutrição de Plantas

Laboratório de Patologia de Sementes

Laboratório de Pesquisa em Entomologia

Laboratório de Tecnologia de Aplicação de Defensivos

3 Casas de Vegetação