Apresentação

O Programa de Pós-Graduação em Agronomia da Universidade Estadual de Ponta Grossa oferece mestrado e doutorado desde 2003 e 2012, respectivamente, e está incluído no grupo dos melhores programas de pós-graduação do Brasil. Na última Avaliação Nacional realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do quadriênio (2013 / 2014 / 2015 / 2016) o programa obteve o conceito 5 (Muito Bom).

O programa apresenta duas áreas de concentração: (i) Ciência do Solo e Recursos Ambientais; e (ii) Fitotecnia e Fitossanidade. O programa possui 22 professores doutores que atuam como orientadores e co-orientadores. Dos 16 professores permanentes, 12 (75%) são Bolsistas de Produtividade em Pesquisa, sendo 11 do CNPq e 1 da Fundação Araucária. Destes, 12 são da UEPG e 4 são de outras instituições de ensino e pesquisa: ESALQ/USP, EMBRAPA, UNIOESTE e UNICENTRO. Esse corpo docente possui forte inserção internacional e elevada representatividade no meio científico, atuando como Editores de Periódicos Científicos de alta qualidade, palestrantes em relevantes eventos e compondo comissões junto a órgãos governamentais na formulação de políticas públicas, contribuindo para integração da pesquisa científica com ações de intervenção social.

Atualmente, cerca de 40 estudantes estão matriculados no programa e cerca de 90% deles são estudantes de tempo integral. Desde 2003, já foram defendidas mais de 200 dissertações e teses.

No Curso de Mestrado, o aluno terá que cursar 28 créditos e o prazo de conclusão é de 24 meses. No Curso de Doutorado, o aluno terá que cursar 48 créditos e o prazo de conclusão é de 48 meses (uma unidade de crédito corresponde a 15 horas-aula). Os alunos deverão apresentar e defender uma dissertação (Mestrado) ou uma tese (Doutorado).

O programa recebe bolsas de estudos e financiamentos de pesquisas pelas agências governamentais brasileiras como CAPES, Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPq), Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná (FA). Fontes de financiamento adicionais são advindas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Petrobrás e empresas privadas.

Estudantes estrangeiros também participam do PPG-Agronomia. Nos últimos anos, o programa recebeu apoio financeiro da CAPES para o doutoramento, programas sanduíches em instituições internacionais nos EUA, Canadá e Reino Unido.

Skip to content