Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais Aplicadas

Universidade Estadual de Ponta Grossa

Orientação do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais Aplicadas no tocante ao cumprimento dos prazos acadêmicos durante a Pandemia.

Em reunião no dia 16.06.2020 o Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais Aplicadas adotou a seguinte orientação acerca do cumprimento dos prazos acadêmicos durante a Pandemia, especialmente o prazo para o exame de qualificação dos acadêmicos:

1. Os acadêmicos que deveriam qualificar até o fim do primeiro semestre e não o puderam fazê-lo, devido a suspensão das disciplinas, a impossibilidade de cumprimento das atividades complementares ou de dificuldades materiais para o desenvolvimento de sua pesquisa devem conversar com seus orientadores e encaminhar, conjuntamente com ele, ofício informando o ocorrido e solicitando a prorrogação do prazo para a realização do exame de qualificação.

2. A prorrogação será concedida por tempo indeterminado, tendo em vista a não existência de previsão de retorno às atividades presenciais, cabendo ao orientador o acompanhamento da pesquisa, de forma a justificar a prorrogação apenas pelo tempo necessário após a determinação do retorno às atividades presenciais, por meio de Resolução do Conselho Universitário.

3. Os acadêmicos bolsistas devem apresentar seus Relatórios Semestrais normalmente, informando neste documento, se for o caso, atrasos no desenvolvimento da pesquisa por conta das consequências relativas ao Pandemia da COVID-19. Tais informações serão utilizadas como fundamentação para pedido de prorrogação da bolsa.

4. Os acadêmicos que já possuem os requisitos necessários para o Exame de Qualificação poderão fazê-lo a partir de banca online, com a concordância de seu orientador.

5. Casos específicos que não tenham sido previstos pelas disposições acima deverão ser encaminhados ao Colegiado por meio do sistema SEI, com assinatura conjunta de orientador e orientando.

Apresentação

O Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais Aplicadas busca contribuir para a capacitação de docentes das diversas Universidades Públicas, bem como das demais Instituições de Ensino Superior, potencializando a melhoria da qualidade do ensino e o nível de desempenho dos profissionais, como oportunidade de atualização e alargamento de horizontes para graduados docentes e não docentes.

Há preocupação dos docentes do programa em propiciar formação e a constante reciclagem de profissionais e de docentes com vistas ao fomento da pesquisa e uma intervenção eficiente e eficaz na realidade, em especial nas questões e demandas diretamente relacionadas à região em que se situa a Universidade.

A proposta do Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais Aplicadas da UEPG considera a pesquisa numa perspectiva abrangente nas ciências sociais e humanas, bem como em diálogo conceitual e metodológico com outros setores do conhecimento. Neste sentido  prioriza a perspectiva interdisciplinar na construção do saber científico, considerando a complexidade dos fenômenos da vida social, as novas formas de produção do conhecimento, a geração de novos conceitos e metodologias.

A construção de uma prática interdisciplinar se traduz no eixo norteador das ações desenvolvidas no Programa, buscando formar um profissional com perfil distinto com formação básica sólida e integradora de saberes. O programa trabalha com diferentes áreas do conhecimento, não pertencentes à mesma classe, que contribua para o avanço das fronteiras da ciência e tecnologia, através da transferência de métodos de uma área para outra gerando novos conhecimentos ou disciplinas.

O Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais Aplicadas objetiva, ainda, fortalecer a pesquisa científica, ampliando a produção e a qualidade do quadro docente vinculado à graduação, e fomentando a capacitação para egressos de pesquisas da graduação, como é o caso do Programa de Iniciação Científica (PIBIC CNPq/UEPG/Fundação Araucária).

Objetivos Gerais do Programa do em Ciências Sociais Aplicadas da UEPG:

  • formar pesquisadores na área das ciências sociais aplicadas com uma perspectiva interdisciplinar na abordagem e análise dos problemas e temas inseridos na área de concentração e linhas de pesquisa do programa;
  • preparar profissionais da grande área de Ciências Sociais Aplicadas e de áreas afins, por meio de atividades integradas de ensino e pesquisa, para a carreira docente, para a execução de pesquisa e ao exercício profissional;
  • incentivar o desenvolvimento de mentalidade científica e profissional crítica, a partir da perspectiva interdisciplinar, nas temáticas compreendidas na área de concentração do Programa;
  • capacitar recursos humanos para uma prática científica, política e tecnicamente capaz nas distintas competências específicas conferidas pelas diferentes graduações, orientada para a melhoria da qualidade de vida da população;
  • estimular a produção acadêmica, através de eventos, cursos e publicações de resultados de pesquisas nas diferentes formas de divulgação;
  • concorrer para a melhoria da qualidade dos cursos de graduação da UEPG e demais instituições de ensino superior, através da capacitação de docentes e dos egressos da graduação;
  • contribuir para o aprofundamento das reflexões científicas na área das Ciências Sociais Aplicadas, com uma perspectiva interdisciplinar na abordagem dos diferentes objetos de estudos que se definem a partir da área de concentração do programa e das linhas de pesquisas.
  • Romper com a fragmentação do saber sobre a realidade humana e social é um desafio colocado aos pesquisadores, assim o programa busca desenvolver uma metodologia de pesquisa que integre os saberes das diferentes disciplinas envolvidas na respectiva área de concentração.

O Programa conta  com o curso de Mestrado e Doutorado e desenvolve o conjunto de suas atividades de ensino e pesquisa para formar um profissional crítico e comprometido com o desenvolvimento de processos emancipatórios junto às realidades sociais em que atua como docente ou como profissional no campo das políticas públicas, da sociedade civil e das práticas sociais. Como pesquisador e formador deverá ser capaz de dialogar com diferentes perspectivas teóricas e metodológicas; contribuir para a construção e socialização de conhecimentos críticos sobre as diversas expressões da questão social, bem como com a elevação do nível cultural e social da população que vive processos de exclusão social, econômica, política e cultural.

Coordenador

Dr. João Irineu de Resende Miranda

Vice Coordenadora

Drª. Sandra Maria Scheffer