Cidadania e Políticas Públicas
O Programa de Mestrado em Ciências Sociais Aplicadas conta uma Área de Concentração – “Cidadania e Políticas Públicas” e com duas Linhas de Pesquisa: – Estado, Direitos e Políticas Públicas e – História, Cultura e Cidadania. Área e Linhas com potencial integrador das diferentes expressões de Políticas Públicas com vistas a compreensões a respeito da Cidadania, eixos que balizaram as dissertações defendidas no triênio. A preocupação é garantir que a interação entre o singular e o plural, o universal e o particular possam ser contemplados na análise da sociedade humana via os núcleos de Pesquisa, com base nos dois eixos (Políticas Públicas e Cidadania).
Estado, Direitos e Políticas Públicas:
Centra na análise do Estado Moderno e nas Políticas Públicas sob diferentes perspectivas teóricas. Estudo das particularidades da formação do Estado brasileiro, a dinâmica entre Estado e sociedade civil. Análise sobre a organização e as funções do Estado, do seu poder de regulação e do impacto econômico e social das políticas públicas. Análise dos direitos sociais e ambientais e sua relação com o exercício da cidadania, envolvendo direitos e obrigações.
História, Cultura e Cidadania:
A linha História, Cultura e Cidadania têm como foco o estudo do desenvolvimento histórico e cultural da sociedade brasileira e do espaço regional. Análise da relação entre estrutura social e expressões da cultura popular, identidades, linguagem, mídia e cidadania, a compreensão do espaço regional. Visa investigar a partir de uma perspectiva interdisciplinar as práticas de sujeitos de vários grupos sociais, considerando a complexidade de suas representações e apropriações acerca de sua cidadania e de sua participação (ou não) nas políticas públicas.
Autorizado pela Resolução UNIV. nº 06, de 11.03.98, Recomendado pela CAPES em 2001, em conformidade com as normas da Resolução CEPE 039/2008, e com as normas internas do Colegiado de Curso. Para completar o Programa de Mestrado em Ciências Sociais Aplicadas, o mestrando deverá cumprir um total de 36 créditos.
Para completar o Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais Aplicadas – Mestrado, o mestrando deverá cumprir um total de 36 (trinta e seis) créditos, a serem cumpridos em 24 (vinte e quatro) meses com a possibilidade, desde que justificado e aprovado pelo colegiado, de mais 6 meses assim distribuídos:
a) Disciplinas obrigatórias do Núcleo comum (12 créditos)
b) Orientação de dissertação (8 créditos)
c) Disciplinas eletivas do elenco geral (12 créditos – sendo no máximo 4 créditos em tópicos especiais )
d) Atividades programadas (4 créditos)
CÓDIGO | DISCIPLINA | CARGA HORÁRIA | CRÉDITOS | EMENTA |
---|---|---|---|---|
93101 | Epistemologia e Métodos nas Ciências Sociais | 60 | 4 |
Estudo crítico dos princípios e resultados das ciências, dos métodos utilizados nas pesquisas e da relação entre o saber e os saberes: diferentes perspectivas frente à questão da verdade, à relação entre saber científico e senso comum. Diferentes perspectivas epistemológicas na relação sujeito-objeto. Objetividade e subjetividade: a objetividade como intersubjetividade. O problema da neutralidade científica. A relatividade do conhecimento – frente ao questionamento da neutralidade do cientista e ao próprio movimento do saber técnico-científico- e o problema do relativismo da verdade. As teorias do conhecimento como suporte para a discussão e o exercício da interdisciplinaridade no contexto dos estudos sobre sociedade. Interdisciplinaridade e intersubjetividade. |
93102 | Análise de Conjuntura | 60 | 4 |
Categorias fundamentais para análise de conjuntura: acontecimentos, cenários, atores, relações de força, articulação entre estrutura e conjuntura. Natureza dos principais determinantes da conjuntura (contemporânea). Comportamento do capital, do poder e do controle político, no âmbito mundial, e elementos a nível nacional, como preocupações centrais do Governo, os grandes projetos nacionais e regionais, questões sociais mais expressivas, campos de confronto. Exercícios de análise de conjuntura. |
93103 | Metodologia da Pesquisa e Seminário de Dissertação | 60 | 4 | O conhecimento científico. Tipos de pesquisa científica. Características da linguagem científica. Técnicas de leitura e análise de textos. Uso de bibliografia: normas técnicas e responsabilidade ética. Planejamento da pesquisa e metodologia da coleta de informações e de análise de dados. O papel da revisão de literatura nas diferentes etapas da pesquisa e da conseqüente elaboração da “Dissertação de Mestrado”. Discussão sobre as temáticas eleitas e análise (discussão socializada) de diferentes possibilidades de conduzí-las rumo à construção da dissertação. Discussão dos problemas gerais, de natureza teórico-metodológica, enfrentados nas pesquisas individuais dos mestrandos. |
93201 | Orientação Dissertação/Tese (ODT) – I | 30 | 2 | Atividades de orientação para desenvolvimento da dissertação de mestrado. |
93202 | Orientação Dissertação/Tese (ODT) – II | 30 | 2 | Atividades de orientação para desenvolvimento da dissertação de mestrado. |
93203 | Orientação Dissertação/Tese (ODT) – III | 30 | 2 | Atividades de orientação para desenvolvimento da dissertação de mestrado. |
93204 | Orientação Dissertação/Tese (ODT) – IV | 30 | 2 | Atividades de orientação para desenvolvimento da dissertação de mestrado. |
93301 | Estado e Políticas Públicas | 60 | 4 | Estado e Sociedade. Política Econômica e social no Brasil. Métodos de análise de políticas governamentais e suas conseqüências na sociedade. Impacto das políticas públicas na organização territorial e no desenvolvimento regional. Política Pública e as estratégias de desenvolvimento regional. sociedade. |
93302 | Estado sociedade e desenvolvimento no Brasil | 60 | 4 | Matrizes teóricas do pensamento político brasileiro na história e na contemporaneidade e suas diferentes expressões em face do movimento da sociedade, da posição do Brasil no contexto das nações e das relações do Brasil no contexto mundial frente às tendências atuais. |
93303 | Sociedade civil e democracia | 60 | 4 | As relações entre Estado, democracia e sociedade civil. Contextualização histórica da organização e do comportamento das classes e dos movimentos sociais no Brasil. Estruturação da esfera pública e das várias expressões e configurações da sociedade civil contemporânea: terceiro setor, movimentos sociais, ONGS e outras. |
93304 | Direitos e Proteção Social | 60 | 4 | Os modelos de proteção social e seus fundamentos. O desenvolvimento do sistema brasileiro de proteção social. O papel do Estado e da sociedade civil na formulação das políticas públicas. Redes de Proteção social e políticas públicas. |
93305 | Estrutura do Poder e Sistema de Decisões | 60 | 4 | Análise das diferentes formas de estruturação do poder e dos processos decisõrios delas decorrentes: estudo dos quadros teóricos de referência dos temas “poder” e “decisão” e da problemática derivada da relação entre os mesmos. Estudos comparativos entre discursos teóricos (de diferentes visões de mundo) sobre esses temas mais a relação entre ambos e a operacionalização prática de intenções calcadas nesses discursos, em distintos e/ou determinados solos estruturais, conjunturais e culturais. Teorias políticas e modelos de ação poítica. Ética e instituições políticas. |
93306 | Comunicação, Política e Sociabilidade Contemporânea. | 60 | 4 | A mídia como (novo) espaço e mecanismo de construção da subjetividade social. Possíveis alterações e perspectivaa das relações de sociabilidade. A (re) configuração dos espaços sociais.(público/privado) contemporâneos a partir do fortalecimento dos meios eletrônicos. |
93307 | Realidade, Conceitos Sociais, Representações e Imaginário. | 60 | 4 | Realidade: explicação científica dos fenômenos e significado particular dos mesmos para determinadas classes de sujeitos e para sujeitos singulares. As representações e a relatividade da verdade: a pluralidade das razões; o outro como alteridade. Sistemas de valores. O imaginário social: imaginação individual e símbolos coletivos. Representações e ideologias. |
93308 | Intermediação de interesses, cultura e governabilidade: dilemas do ideal democrático contemporâneo. | 60 | 4 | Participação popular e legitimidade da representação. O legal, o legítimo e o representativo. A natureza da relação homem e poder: homem, poder e história. O indivíduo e a sociedade. O coletivo e a democracia frente ao caldo cultural do individualismo. |
93510 | Trabalho: aspectos históricos e sóciojurídicos | 60 | 4 | Evolução histórica das concepções do trabalho, desde a Antiguidade até a modernidade. Análise do trabalho no tempo, sob a ótica do Direito Romano até a atualidade no direito brasileiro. Trabalho decente, Proteção Social e precarização do trabalho. |
93311 | Tópicos Especiais | 15 ou 30 | 1 ou 2 | Discussão de temas por doutores com produção expressiva em suas respectivas áreas, através de reflexão e do debate, visando a atualização de conhecimento e/ou divulgação dos avanços da ciência em diferentes áreas do saber, com vistas a subsidiar os alunos na realização de suas análises e na construção de suas dissertações de mestrado. |
93401 | Núcleos Temáticos de Estudos e Pesquisa – | 45 | 2 | Participação em núcleo de pesquisa formalmente constituído em instituições de ensino superior ou institutos de pesquisa, comprovado por declaração de participação carga horária e período de participação. |
Obs: os créditos indicados em atividades programadas pontuam o máximo de créditos que poderá ser obtido por atividade.
¹ Estágio de docência é valido apenas para alunos não bolsistas de Capes/Cnpq/Fundação Araucária, uma vez que este é um critério de exigência para recebimento de bolsa.