ÁREA DE CONCENTRAÇÃO I: ESPAÇOS FORMAIS E NÃO FORMAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS
As investigações desenvolvidas nesta área de concentração têm como objeto central a mediação do conhecimento em espaços formais e não formais de ensino, na perspectiva de construir conhecimento científico sobre como se desenvolvem os processos de ensino e aprendizagem das ciências exatas e naturais nos diferentes espaços e sobre quais os fatores internos e externos que influenciam tais processos. Compreende-se por ensino formal aquele praticado com respaldo de conteúdo, forma, certificação e profissionais de ensino, sendo institucionalizado, organizado hierarquicamente, entre outras características. O ensino não formal é entendido como aquele que é praticado por instituições diversas, podendo incluir a escola, e busca promover a cultura, saúde, ciência, organizado de forma intencional e planejado.
LINHA DE PESQUISA I: ENSINO DE CIÊNCIAS E MÍDIAS
Esta linha tem por finalidade a exploração de recursos existentes e a criação de novos recursos didáticos e midiáticos que favoreçam a aprendizagem significativa na área das ciências. Esta exploração será sempre a da análise investigativa do que já foi feito, da crítica, e, especialmente, a da criação de recursos didáticos e midiáticos (revistas, jornais, páginas webs, CDs, vídeos, etc.) para o ensino e para uma divulgação/popularização da ciência.
LINHA DE PESQUISA II: ENSINO DE CIÊNCIAS E NIVEIS DE ENSINO
Esta linha tem por finalidade o desenvolvimento de pesquisas sobre o ensino e a aprendizagem de conhecimentos das ciências em Diferentes níveis de ensino, desde a educação infantil até o ensino superior, em experiências de educação formal e não formal.
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO II: FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE CIÊNCIAS
Esta área de concentração compreende investigações sobre a formação de professores nas perspectivas das práticas, teorias e epistemologias em diferentes ambientes de ensino e aprendizagem e níveis de escolaridade, na formação inicial ou continuada de professores de ciências e matemática, incluindo programas de aperfeiçoamento de professores, avaliação de práticas pedagógicas, de cursos e programas específicos das licenciaturas ou magistério, além da investigação dos impactos das políticas públicas da área educacional e na formação dos professores de ciências.
LINHA DE PESQUISA III: ENSINO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA NAS RELAÇÕES COM A SOCIEDADE
Esta linha dedica-se à investigação, nos diferentes níveis de ensino, de aspectos da educação científica e tecnológica, relacionados às percepções das relações entre ciência, tecnologia e sociedade (CTS), aspectos do ensino de ciências relacionados è CTS e ambiente, envolve questões éticas oriundas dos estudos CTS e dos estudos ambientais, em suas diversas vertentes e orientações teóricas e Metodológicas.
LINHA DE PESQUISA IV: PRÁTICAS DE ENSINO EM CIÊNCIAS
Esta linha engloba estudos sobre aspectos do processo de ensino-aprendizagem relacionados à construção do conhecimento e à formação conceitual em Física, Química, Biologia, Matemática e áreas afins desenvolvidas em práticas didático-pedagógicas em ensino de ciências. Compreende estudos relativos às concepções conceituais dos estudantes; propostas de ensino; diagnósticos de aprendizagem; avaliação e aspectos linguísticos na formação conceitual ou nos discursos de estudantes e professores; construção de modelos pedagógicos; fatores cognitivos, afetivos e motivacionais relativos à aprendizagem; estratégias de ensino e aprendizagem, como, entre outras, construção de ilhas de racionalidade, aprendizagem significativa, resolução de problemas e modelagem; registros de representação semiótica na aprendizagem matemática; entre outras que perpassem o estudo do desenvolvimento do ensino e da aprendizagem das ciências.
- EMENTA DAS DISCPLINAS
- LISTA DE DISCIPLINAS:
Disciplinas Formativas Obrigatórias Gerais
- Introdução à Epistemologia e Didática da Ciência
- Fundamentos Metodológicos para a Pesquisa em Ensin
Disciplinas Obrigatórias Orientação Dissertação
- Orientação de Dissertação de Mestrado I (ODM I)
- Orientação de Dissertação de Mestrado II (ODM II)
Disciplinas Obrigatórias Seminários de Pesquisa
- Seminário de Pesquisa
Disciplina Obrigatória Estágio em Prática Docente
- Estágio em Prática Docente
Disciplinas Formativas Obrigatórias para as linhas de pesquisa das Áreas de Concentração AC1 (Ensino de Ciências e Níveis de Ensino e Ensino de Ciências e Mídias) e AC2 (Práticas de Ensino em Ciências e Ensino de Ciência e Tecnologia nas relações com a Sociedade)
- Fundamentos Teóricos em Ensino e Aprendizagem
- Recursos Didáticos e Midiáticos para o Ensino de Ciências
- Processos e Sequências de Ensino e Aprendizagem
- Teorias e Modelos de Ensino e Aprendizagem
- Relação dos Saberes docentes com a formação docente em Ciências
- Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ensino de Ciências
Disciplinas Especializadoras Eletivas
- A base de conhecimentos para o ensino e a formação docente
- Atividades Computacionais para o Ensino de Ciências
- Ética e Ensino de Ciências
- Análise Imagética: a imagem como documento
- Interdisciplinaridade na Arte e na Ciência
- Tópicos Interdisciplinares em Arte e Ciência I
- Tecnologias no ensino da matemática
- Ensino e aprendizagem da matemática: dimensões teórico-metodológias, epistemológica, psicológica e teleoaxiológica
- Ensino de Astronomia
- Avaliação em Educação Matemática: políticas e práticas
- Políticas Curriculares e Ensino de Matemática
Disciplinas Especializadoras Temáticas
- Tópicos de Biologia
- Tópicos de Física
- Tópicos de Química
- Tópicos de Matemática
Objetivo Geral:
1. Formar pessoal qualificado em nível de Mestrado para atuação no sistema educacional em todos os níveis, visando, além da formação de recursos humanos, a criação de um espaço para a discussão de referenciais para uma ciência que se constrói a partir de uma mediação da sua pesquisa e de sua técnica com o espaço educacional;
2. Construir conhecimentos a partir da democratização da cultura científica contemporânea como aspectos fundamentais para o exercício da cidadania e para a exploração do potencial das responsabilidades profissionais e sociais de cada indivíduo;
3. Proporcionar aos professores que frequentarem o curso mais um espaço na região de Ponta Grossa e em seu grande entorno, que busque a articulação, a investigação e a ação de diferentes vertentes relacionadas com o ensino das ciências, da reflexão necessária por parte dos professores sobre a sua prática educativa, tendo como base um saber epistemologicamente referenciado.
Os objetivos específicos são:
a. Investigar processos que levem a ações efetivas no sistema de ensino em todos os níveis;
b. Equacionar de forma teórica e prática ações relativas ao ensino de ciências e matemática (que, historicamente, tem sido aplicada aos diversos processos de ensino-aprendizagem propostos ou em desenvolvimento no sistema educacional);
c. Discutir, elaborar, planejar e investigar formas ações e estruturas organizacionais a partir de referenciais inter e transdisciplinares;
d. Propiciar espaços de discussões e planejamento de ações que busquem a contemporaneidade das discussões científicas, tecnológicas e epistemológicas e suas implicações éticas e filosóficas no cotidiano;
e. Desenvolver a capacidade de planejar, levar adiante e avaliar projetos de inserção didática;
f. Discutir e investigar formas para o ensino de ciências num contexto de construção coletiva e em campos de educação inclusiva;
g. Promover o interesse pelo ensino experimental e elaborar meios para a divulgação/popularização da ciência nos diferentes níveis de ensino;
h. Analisar as implicações das políticas públicas da área educacional para a formação de professores em ciências em todos os níveis de ensino;
i. Investigar a complexidade de aspectos referentes à natureza da ciência, tais como sua linguagem, seus modelos, seus paradigmas, suas polêmicas, sua(s) história(s), seus conflitos epistemológicos e suas ideologias.
O perfil do formado pelo programa deverá será na área de Ensino dos conteúdos de Matemática, Física, Química, Biologia de modo que seja capaz de utilizar, aprimorar ou propor técnicas e estratégias de ensino em cada um desses campos específicos do saber científico, adequados ao nível de ensino que atuam ou atuarão.
O aluno do Mestrado deverá cumprir 32 (trinta e dois) créditos, distribuídos entre as disciplinas obrigatórias (formativa geral, formativa por linha de pesquisa/área de concentração, seminário de pesquisa, estágio em prática docente e orientação de dissertação e tese) e disciplinas especializadoras (eletivas e ou temáticas). Os créditos de disciplinas deverão ser cumpridos da seguinte forma:
- 8 (oito) créditos nas Disciplinas Formativas Obrigatórias Gerais;
- 2 (dois) créditos na Disciplina Obrigatória Estágio em Prática Docente;
- 2 (dois) créditos na Disciplina Obrigatória Seminário de Pesquisa;
- 4 (quatro) créditos na Disciplinas Obrigatórias Orientação de Dissertação e Tese I e II;
- 8 (oito) créditos nas Disciplinas Formativas Obrigatórias por Linha de Pesquisa;
- e no mínimo 8 (oito) créditos nas Disciplinas Especializadoras Eletivas e ou Disciplinas Especializadoras Temáticas.
- Cada unidade de crédito corresponde 15 (quinze) horas de atividade.