ABRINDO O ABRIL INDÍGENA DA UEPG COM A COLEÇÃO RETOMADAS

No último dia 27, no Grande Auditório da instituição, foi realizada a abertura do 1º Abril Indígena da Universidade Estadual de Ponta Grossa, que aconteceu entre os dias 27 e 28/04 com atividades nos três períodos.

O objetivo do evento era lançar 10 livros escritos por escritores e escritoras indígenas, organizados pelo Coletivo de Estudos e Ações Indígenas (CEAI), com a participação de todos os autores.

A abertura contou com a presença das estudantes Kaingang do curso de pedagogia na UEPG Julia Isabela de Souza e Priscila Nivagsãnh Lucas como cerimonialistas. Priscila ecoou a resistência de seu povo realizando o cerimonial em Kaingang.

Na oportunidade, duas obras foram lançadas: “Wayrakuna: polinizando a vida e semeando o bem-viver” e “Alienindi: os portais dos mundos”, de Felipe Coelho Iaru Yê Takariju.

O primeiro livro tem autoria coletiva e três autoras, Arlete M. Pinheiro Tupinambá, Bárbara Flores Borum-Kren e Miguelina Lopes Tupinambá, participaram do evento.

Arlete M. Pinheiro Tupinambá, Bárbara Flores Borum-Kren e Miguelina Lopes Tupinambá apresentaram a potência de sua obra coletiva que traz capítulos escritos por indígenas mulheres em seus processos de retomada. Cada uma expôs um pouquinho de si e deixou em cada telespectadora/or um convite ao bem-viver.

Iaru Yê Takariju, aluno do PPGEL, tornou-se mestre no dia em que lançou seu livro. Sua dissertação tem como metodologia de trabalho a retomada de seu povo e de outros que também estão nesse processo. Convidou os presentes a conhecerem e lerem autores indígenas tendo contato com suas perspectivas que quebram o paradigma científico-universitário.

Foi uma noite de abertura inesquecível com a presença potente das Wayrakunas e Felipe. Para baixar as obras gratuitamente acesse https://linktr.ee/CEAI no ícone “Livros Coleção Retomadas”.