Aluna Indígena do PPGEL Qualifica sua Dissertação

Hoje, 21, a aluna indígena Regina Aparecida Kosi dos Santos qualificou sua dissertação de mestrado. Acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (PPGEL) e membro do Coletivo de Estudos e Ações Indígenas (CEAI), Regina apresentou o trabalho intitulado LEI 11.645/08 E O DESAFIO DE DOCENTES NÃO-INDÍGENAS EM RELAÇÃO À TEMATICA INDIGENA NAS SALAS DE AULAS. Kaingang nascida na Terra Indígena Faxinal (Cândido de Abreu/PR), é uma das primeiras estudantes indígenas da Pós-Graduação da UEPG.

Regina é orientada pela professora Letícia Fraga, do Departamento de Estudos da Linguagem (DEEL) da UEPG. Sua banca foi composta pela professora Ligia Paula Couta, também professora do PPGEL/DEEL, pelo professor André Marques do Nascimento, da Universidade Federal de Goiás (UFG) e professor Felipe Coelho, aluno indígena do PPGEL.

O objetivo geral do trabalho é analisar conhecimentos e práticas de professores não-indígenas que envolvem a temática indígena e a Lei 11.645/08. O tema foi escolhido pela pesquisadora em função de sua experiência no assunto. Nas palavras de Regina, “Considerando as várias experiências que vivi, tanto dentro como fora da universidade, o assunto que escolhi para essa dissertação é algo que eu não poderia deixar de lado. É necessário falar sobre a Lei 11.645/08 e as práticas de professores não-indígenas em escolas não-indígenas”.

O trabalho de Regina foi muito elogiado pela banca. Para o professor Felipe, “em seu texto, Regina estabelece conexões entre sua trajetória de vida e seu trabalho. Nós, indígenas, não separamos nossa história, a história do nosso povo, da nossa pesquisa e do nosso trabalho em sala de aula. Nós pesquisamos o que acontece em nossa vida. A nossa vida acontece e nos utilizamos da pesquisa para que isso possa trazer visibilidade para nosso povo e se tornar luta e resistência”.

Para o professor André, é importante ressaltar o tema discutido por Regina. “É um tema muito urgente. A lei foi publicada em 2008, mas o tema continua sendo muito urgente, porque ainda precisamos buscar alternativas viáveis para sua implementação. Em muitas situações, se coloca a responsabilidade de se preparar para a educação somente aos docentes indígenas, quando na verdade todos temos que nos preparar para isso”.

Para a professora Ligia, “em seu trabalho, Regina propõe uma teoria sobre e para a disciplina de História, mexendo com esse campo de conhecimento, assim como faz a própria lei 11.645/08, que determina que se trabalhem temas que abalam as estruturas das universidades, uma vez que elas privilegiam conhecimentos eurocentrados”.

Para o professor Evanir Pavloski, coordenador do PPGEL, a qualificação da acadêmica representa mais um passo no processo urgente de inclusão de alunas e alunos indígenas no espaço universitário, o qual ser marcado pela multiplicidade, pelo respeito e pela integração das diferenças.

A defesa está prevista para o final de março de 2023.