Primeiro Estudante Indígena da UEPG e do PPGEL Defende Dissertação de Mestrado

No último dia 02, o aluno indígena Alexandre Kuaray de Quadros defendeu sua dissertação de mestrado. Acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (PPGEL) e membro do Coletivo de Estudos e Ações Indígenas (CEAI), Alexandre apresentou o trabalho intitulado RACISMO: LUTA DIÁRIA E DESAFIO DO ESTUDANTE INDÍGENA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA (UEPG). Guarani Mbyá nasceu na Aldeia de Rio das Cobras (Nova Laranjeiras/PR), é do um dos primeiros estudantes indígenas da Pós-Graduação da UEPG.

Alexandre foi orientado pela professora Letícia Fraga, do Departamento de Estudos da Linguagem (DEEL) da UEPG. Sua banca foi composta pela professora Ligia Paula Couta, também professora do PPGEL/DEEL, e pelo professor André Marques do Nascimento, da Universidade Federal de Goiás (UFG).

O objetivo geral do trabalho de Alexandre era compreender como o racismo se manifesta contra a população universitária universitária da UEPG. O estudante realizou um levantamento de relatos dos/as participantes em relação às situações de racismo vivenciadas por eles/as na universidade; o papel da instituição para prevenir o racismo contra estudantes indígenas e o papel do racismo na evasão dos estudantes indígenas.

Alexandre escolheu a temática devido às diversas agressões racistas que sofreram ao longo de sua graduação em Licenciatura em Geografia (UEPG). O texto apresenta sua trajetória como estudante e pesquisador Guarani Mbyá e discute o processo de invasão do território que hoje se chama Brasil. Os resultados mostram que os estudantes indígenas da UEPG são vítimas de racismo estrutural, institucional e cotidiano. Por isso busco transformar a realidade que vive neste espaço que, defende Alexandre, é território indígena.

Segundo Alexandre, “nossos povos indígenas têm que ser mais reconhecidos pelas universidades. Em muitos lugares somos vistos e tratados como animais. Eu tenho pensado que se meu pai estivesse ao meu lado a concluir deste trabalho seria um grande orgulho para ele”.

A banca elogiou a dissertação. Nas palavras da professora Ligia, “é muito importante ouvir o que Alexandre tem a dizer. Agora vamos ter a oportunidade de implementar o que Alexandre ouviu. Depois de ter concluído um trabalho tão corajoso, o racismo sofrido por estudantes indígenas na UEPG se torna público. É uma história triste, mas precisamos desse movimento para enfrentá-lo”.

Para o professor André Marques, “a defesa foi um momento histórico principalmente para o povo Guarani Mbyá. Também é histórico pela luta do povo Guarani Mbyá, pela própria luta de Alexandre por tudo que teve que vivenciar, até chegar à defesa. Sem dúvida, também é um momento histórico para a UEPG, por ser o primeiro indígena a defender uma dissertação de mestrado”.

Para a Pró-Reitora da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, Ione Jovino, “o trabalho de Alexandre é importante para que a gestão possa pensar o que fazer em relação ao racismo que estudantes indígenas sofrem na instituição. Fico feliz que Alexandre tenha participado de algumas ações institucionais que tivemos nesse sentido.

Segundo a professora Sulany dos Santos, do Escritório de Assuntos Internacionais (ERI), “o trabalho de Alexandre traz um retorno para que a universidade se repensar. precisamos internacionalizar as questões indígenas e as pesquisas dos estudantes indígenas, que estão sendo desenvolvidos na UEPG com diferentes universidades que têm estudantes indígenas na Argentina, no Chile, na Bolívia”.

Já para o Coordenador do PPGEL, Evanir Pavloski, “O fato de o primeiro mestre indígena da UEPG alcançar a sua titulação em nossa pós-graduação nos enche de alegria. Também aguça a nossa consciência de tudo que ainda precisa ser feito, interna e externamente ao programa, para que o acesso e a permanência de investigadores indígenas na universidade sejam incentivados, assegurados e expandidos”.

A dissertação de Alexandre ficará disponível no acervo da Biblioteca de Teses e Dissertações através do link: https://tede2.uepg.br/jspui/.