FELIPE COELHO, NOSSO IARU YÊ TACARIJU, É O SEGUNDO ESTUDANTE INDÍGENA DO PPGEL A DEFENDER SUA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

Felipe, natural lá do Ceará, ingressou no PPGEL da UEPG em 2021. Sim, em plena pandemia. E mesmo com toda a carga de viver um mundo pandêmico, foi construindo sua dissertação sobre linguagem e ancestralidade.

A defesa ocorreu na tarde do dia 27, durante o evento “Abril Indígena UEPG – 1ª edição”, em formato híbrido no auditório do NUTEAD, no Campus de Uvaranas. Em sua banca, estavam sua orientadora professora Letícia Fraga; Eliana Souza Pinto, membro externo e representante indígena do povo Tremembé; André Marques do Nascimento, membro externo e professor da UFG; e Ligia Paula Couto, professora do PPGEL. André e Eliana fizeram suas arguições de maneira remota, de Goiás e do Ceará, respectivamente. O auditório do NUTEAD estava lotado de estudantes dos cursos de Letras e do mestrado em Estudos da Linguagem, todos e todas muito atentos/as à discussão sobre a relação da ancestralidade e as forças das retomadas nos campos da linguagem.

Felipe iniciou sua apresentação com o título da dissertação: “Linguagem e consciência: A linguagem ancestral como energia, força e retomadas indígenas no Nordeste”. Antes de introduzir o foco principal de sua pesquisa, nos contou um pouco sobre sua trajetória como estudante indígena na graduação e pós-graduação: o racismo que enfrentou na graduação e, no contexto UEPG ainda que tenha sido muito acolhido, houve dificuldades para lidar com os limites da linguagem acadêmica, que traça uma expectativa de texto científico pautada numa visão eurocêntrica de pesquisa. Depois, a partir do título, foi desvelando o conceito de retomadas indígenas, principalmente no contexto nordestino, e nos explicando como desenvolveu sua metodologia.

Em Moitas, interior do Ceará, Felipe desenvolveu todas suas vivências junto à comunidade para poder analisar como a ancestralidade na linguagem segue pulsando e potencializa as forças das retomadas. Ele nos apresentou às pessoas que o ajudaram neste caminhar e narrou histórias e sonhos que possibilitaram aprofundar suas análises.

Após sua apresentação, a banca foi comentando o trabalho, o qual foi muito elogiado por todos os três professores; inclusive, o professor André e a professora Ligia ressaltaram que as considerações finais da dissertação são fundamentais para se repensar as discussões na área da linguagem e da linguística sobre o conceito de língua e outros conceitos fundantes dessas ciências. No final, todos/as os/as presentes ficaram com vontade de conhecer mais o trabalho de Felipe e estão aguardando a publicação do texto na biblioteca da UEPG.

O PPGEL parabeniza mais um estudante indígena mestre pelo nosso programa!