Primeira Circular – MINUTO III – Evento que ocorrerá em setembro na UEPG

Movências Interdisciplinares da Utopia – MINUTO 3

IX Colóquio Literatura & Utopia

Comunidades reais, comunidades imaginadas, comunidades possíveis

Os grupos de pesquisa Literatura e Utopia (PPGLL, Fale, Ufal) e Distopia e Contemporaneidade (PosLit, UFF), a Universidade Estadual de Ponta Grossa e a Universidade Federal de Alagoas  convidam toda  a  comunidade acadêmica e demais interessadas/os para a terceira edição do  Congresso Nacional MOVÊNCIAS INTERDISCIPLINARES DA UTOPIA – Minuto 3 – e IX Colóquio Literatura & Utopia:  Comunidades reais, comunidades imaginadas, comunidades possíveis,  que irá ocorrer entre os dias 20 e 22 de setembro de 2023, no Campus Central da Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, na cidade de Ponta Grossa, Paraná, com atividades presenciais e remotas.

O crescente interesse de pesquisadoras/es no Brasil e no exterior a respeito das discussões sobre utopia e distopia em perspectiva interdisciplinar nos desafia a olhar para o que chamamos de comunidades reais, comunidades imaginadas e comunidades possíveis, de modo a prever e propor nossa intervenção intelectual, material e afetiva na relação entre essas diferentes esferas da experiência contemporânea. Tendo como referência a longa tradição dos impulsos utópicos e dos alertas distópicos na literatura e em outras artes e áreas do pensamento, o evento propõe o compartilhamento de visões que, no movimento de retomar o passado e analisar o presente, possam vislumbrar juntos possibilidades futuras de comunidades reestruturadas, reimaginadas e possibilitadas.

A programação do evento está em consolidação e prevê a realização de Conferências, Mesas-Redondas, Simpósios e Comunicações Coordenadas. Os Simpósios poderão ser propostos por professoras/es, pós-graduadas/os, individualmente ou em parceria entre dois ou mais pesquisadoras/es, com a apresentação de temas relacionados às múltiplas abordagens da utopia e da distopia articulados às noções de comunidades reais, comunidades imaginadas e comunidades possíveis. Caberá às/aos proponentes a seleção de resumos dos trabalhos a serem apresentados nos seus simpósios.

As inscrições dos Simpósios poderão ser realizadas de 15 de junho a 5 de julho, através do preenchimento do formulário específico “INSCRIÇÃO DE SIMPÓSIO” na página do Grupo de Pesquisa Literatura & Utopia (https://www.literaturaeutopia.net), escolhendo a aba Minuto 3.

As chamadas para trabalhos em cada Simpósio estarão abertas entre 10 e 30 de julho, com a previsão de participação de até 06 (seis) comunicadoras/es por período (manhã ou tarde) ou de até 12 (doze) comunicadora/es em até duas sessões (uma pela manhã e outra à tarde). A avaliação dos trabalhos propostos caberá às/aos Coordenadoras/es do Simpósio até o dia 06 de agosto, prazo máximo de aceite das inscrições submetidas.

O evento prevê também a realização de Comunicações Coordenadas, exclusivamente para acolher contribuições propostas por  estudantes de graduação. Estas inscrições deverão ser realizadas em formulário específico “INSCRIÇÃO DE COMUNICAÇÃO COORDENADA” na página do grupo de pesquisa Literatura e Utopia (https://www.literaturaeutopia.net), também entre 10 e 30 de julho. A avaliação das comunicações coordenadas será realizada pela Comissão Científica do evento até o dia 06 de agosto, quando as inscrições acolhidas serão divulgadas.

O pagamento da taxa de inscrição da ou do participante no evento só deverá ser realizado após o recebimento da Carta de Aceite. Os valores a serem praticados são os seguintes:

Modalidade de inscrição Professor de Ensino Superior e/ou pesquisadores Professor da Educação Básica Estudante de Pós-Graduação Estudante de Graduação
Com apresentação de trabalho e/ou coordenação de ST. R$ 75,00 R$ 50,00 R$ 50,00 R$ 25,00
Sem apresentação de trabalho Sem custo Sem custo Sem custo Sem custo

O pagamento deverá ser feito após o recebimento do aceite da proposta,  mediante depósito bancário diretamente para a Conta Corrente 29.580-9, Agência 3057-0, chave de PIX literaturaeutopia@gmail.com (Banco do Brasil) e o comprovante deverá ser enviado para o email minuto.evento@gmail.com,

Desde já, esperamos contar com o seu interesse e participação no MINUTO 3.

Mais informações no site: https://www.literaturaeutopia.net

Cordialmente,

Organização do evento