Revista Muitas Vozes lança número com dossiê “Teoria e Análise Linguística: Diferentes Abordagens”

O presente dossiê temático, intitulado “Teoria e análise linguística: diferentes abordagens”, é fruto de atividades desenvolvidas pelo Laboratório de Teoria e Análise Linguística (LABTAL) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Iniciado em 2017, o LABTAL objetiva reunir pesquisas e propor eventos científicos voltados à área de Linguística Formal, a partir da atuação de quatro docentes vinculados ao Departamento de Estudos da Linguagem (DEEL/UEPG): Prof. Dr. Álvaro Kasuaki Fujihara, Prof.a Dr.a Márcia Cristina do Carmo, Prof. Dr. Marcos Barbosa Carreira e Prof.a Dr.a Marina Chiara Legroski.

De 2017 a 2019, o LABTAL promoveu a realização de dezesseis palestras presenciais, em suas duas edições do Ciclo de Palestras em Teoria e Análise Linguística (CTAL), e de cinco cursos, durante duas edições da Escola de Teoria e Análise Linguística (ETAL). Em 2020, no âmbito do I Ciclo Virtual de Atividades Complementares (CiVAC), organizou uma semana de palestras remotas com os professores orientadores/supervisores de seus integrantes, dentre os quais o professor Dr. José Borges Neto, que inicia o presente dossiê com o artigo (i) Sobre a
noção de palavra.

Embora o LABTAL tenha se originado a partir de um interesse inicial por Linguística Formal, a qual analisa a sistematicidade das estruturas linguísticas, o desenvolvimento das atividades o levou, naturalmente, a um diálogo com pesquisadores funcionalistas, que investigam o uso da língua motivado pelo contexto comunicativo em que se insere.

Diante desse cenário, o presente dossiê reúne não somente textos oriundos das palestras proferidas nas duas edições do CTAL do LABTAL, como também textos que apresentam resultados de pesquisas conduzidas sob perspectiva formal ou funcional, submetidos à revista Muitas Vozes no período de abril a julho de 2020.

A pluralidade de regiões brasileiras contemplada nas palestras do LABTAL é verificada também no presente dossiê, que é formado por 24 artigos de 47 pesquisadores vinculados a 19 instituições, representativas das cinco regiões do país: UFPA, UFAM, UFPB, UFBA, UESB, UFMS, Ufes, Unicamp, Unesp (campi de Araraquara, Marília e São José do Rio Preto), UFRGS, UFSM, PUCRS, UCS, UFPR, Unioeste, Unicentro, Unespar, UEM e UEPG.