EDITAL PPGH 10 2021

 

 

 


EDITAL PPGH 10/2021

 

 

ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA ALUNOS ESPECIAIS EM DISCIPLINAS ISOLADAS NO MESTRADO EM HISTÓRIA, CULTURA E IDENTIDADES PARA O SEGUNDO SEMESTRE DE 2021 – aulas remotas

 

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em História, da Universidade Estadual de Ponta Grossa, no uso de suas atribuições e, em atenção à deliberação do Colegiado e de acordo com o artigo 21. II do Regulamento do PPGH, faz saber que estão abertas as inscrições para o processo de inscrição de alunos especiais em disciplina isolada, conforme o que dispõe o presente Edital:

1.Poderão se inscrever todos os alunos que concluíram curso superior em História ou áreas afins.

2. A inscrição do candidato implicará o conhecimento e a tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital, das quais não poderá alegar desconhecimento. Dentre as normas gerais, destacados os itens a seguir:

2.1 É vedada mais de uma inscrição por candidato.
2.2 A aprovação na seleção para aluno especial não garante a aprovação do candidato como aluno regular do Programa.
2.3 A admissão do aluno especial terá validade de um semestre letivo.
2.4 É vedado o trancamento de matrícula ao aluno especial.

3. Disciplinas que aceitarão alunos especiais, seus respectivos professores responsáveis, horário, ementa, carga horária e vagas:

Núcleo de Pesquisa em História e Religião I
Profa. Rosângela Zulian
Horário: Quartas-feiras, das 8:00 às 12:00 h, on-line
Ementa: O fenômeno religioso. Religiões, coexistência e conflitos internos ao campo religioso. Instituições, movimentos religiosos e sujeitos. O processo histórico de organização e interpretação das práticas, símbolos e linguagens nas religiões, em suas múltiplas manifestações e expressões. Interfaces com a antropologia, a sociologia, a psicologia e a literatura. A cultura católica brasileira em seus encontros e confrontos com outras formas de crença. A ressignificação da religiosidade brasileira a partir do movimento de reforma da Igreja no Brasil no século XIX. Perspectivas de trabalho a partir da interpretação das fontes religiosas oficiais no Brasil.
60 horas / 4 créditos
2 vagas

Métodos e Técnicas de Pesquisa em História
Prof. Edson Armando Silva
Horário: Quintas-feiras, das 8:00 às 12:00 h, on-line
Ementa: Análises e discussões sobre teoria, procedimentos metodológicos no campo da pesquisa histórica, o uso historiográfico de diferentes fontes históricas, a problematização dos objetos, a construção de hipóteses de trabalho e objetivos. Construção dos instrumentos necessários para a elaboração de um texto historiográfico. Princípios para a elaboração do projeto de pesquisa.
60 horas / 4 créditos
5 vagas

Teoria da História
Prof. Erivan Cassiano Karvat
Horário: Quintas-feiras, das 13h30 às 17h30, on-line.
Ementa: Estudo acerca das perspectivas e tendências historiográficas contemporâneas a partir da análise de constituição de um “modelo moderno de história” e de sua historicidade, apontando para suas questões, problemas e desdobramentos: suas principais matrizes, suas concepções de história e representações de tempo, as formas de discurso, bem como sua relação com chamados princípios de cientificidade (relação sujeito x objeto, diálogos interdisciplinares, concepções de ciência).
60 horas / 4 créditos
5 vagas

Núcleo de Pesquisas em Didática da História I
Prof. Luis Fernando Cerri
Horário: Sextas-feiras, das 14h às 18h, on-line.
Ementa: Análise e discussão de fundamentos teóricos e de investigações multifacetadas sobre três pólos fundamentais da relação de ensino e aprendizagem em História: sujeitos, saberes e práticas. Quem são, o que pensam e como agem professores e alunos diante do desafio de produzir o conhecimento histórico escolar, o pensar historicamente, e como o fazem, ou seja, que métodos, técnicas e recursos utilizam diante dessa finalidade. Produção de conhecimentos sobre o tema, na interação entre os sujeitos envolvidos (pesquisadores, professores e alunos) diante dos desafios da prática, procurando reflexões aprofundadas a partir do atendimento às necessidades imediatas. O conceito de consciência histórica, que amplia a definição de Didática da História, descentrando-a do ensino para contemplar a centralidade da aprendizagem histórica. Estudos para compreender como as pessoas aprendem e aplicam conteúdos históricos em sua vida cotidiana. Professores e de alunos, entendidos como sujeitos integrais, cuja identidade vai além de sua vinculação escolar e de seus conhecimentos históricos. Usos sociais do conhecimento histórico, percepção da sociedade e da comunicação de massa como fatores educativos.
60 horas / 4 créditos
3 vagas

 

4. Período e orientação para as inscrições:

a) Período: de 9 a 13 de agosto de 2021
b) As inscrições deverão ser feitas enviando exclusivamente por e-mail (inscricaoppgh@gmail.com) a documentação descrita no item 5 deste Edital.

5. Documentos necessários à inscrição:

5.1 Formulário de inscrição (em anexo) devidamente preenchido e assinado.

5.2 Currículo Lates atualizado.

5.3 Carta de intenção (ver abaixo item 7).

5.4 Uma foto 3×4 recente.

5.5 Cópia do diploma de curso de graduação (frente e verso).

5.6 Documentos pessoais: cópias de RG, CPF.

6. Não será aceita a inscrição do candidato que não enviar a documentação completa.

7. O processo de seleção é composto por uma (01) etapa: avaliação da carta de intenção.

7.1 A avaliação da carta de intenção exigirá que o candidato enfatize os seguintes itens:
a) Motivos pelos quais deseja frequentar a disciplina;
b) Experiência acadêmica (estágio, monitoria, iniciação científica, TCC) ou profissional do candidato na área da disciplina ou áreas afins;
c) Benefícios que a realização da disciplina trará para o seu desempenho acadêmico e profissional.

 

8) A divulgação do resultado será feita em edital no dia 16 de agosto de 2021 na página do Programa: http://www2.uepg.br/ppgh.

 

As aulas terão início no dia 18 de agosto de 2021.

 

Ponta Grossa, 03 de agosto de 2021.

Coordenação do PPGH

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