ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA ALUNOS ESPECIAIS EM DISCIPLINA ISOLADA NO MESTRADO EM HISTÓRIA: CULTURA E REGIONALIDADES PARA O PRIMEIRO SEMESTRE DE 2026
A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Estadual de Ponta Grossa, no uso de suas atribuições e, em atenção à deliberação do Colegiado e de acordo com o artigo 23 e ss. II do Regulamento do PPGH, faz saber que estarão abertas de 13/02/2026 a 20/02/2026 as inscrições para o processo de inscrição de alunos especiais em disciplina isolada, conforme o que dispõe o presente Edital:
- Poderão se inscrever todos os alunos que concluíram curso superior em História ou áreas afins.
1.1 Serão priorizados candidatos já matriculados em Programas de Pós-Graduação, preferencialmente na área de Ciências Humanas.
- A inscrição do candidato implicará o conhecimento e a tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital, das quais não poderá alegar desconhecimento. Dentre as normas gerais, destacados os itens a seguir:
2.1 É vedada mais de uma inscrição por candidato.
2.2 A aprovação na seleção para aluno especial não garante a aprovação do candidato como aluno regular do Programa.
2.3 A admissão do aluno especial terá validade de um semestre letivo.
2.4 É vedado o trancamento de matrícula ao aluno especial.
- Disciplina que aceitará alunos especiais, docentes responsáveis, horário, ementa, carga horária e vagas:
Tópicos especiais em Indústria Cultural
Ementa: Conceito de “Indústria Cultural”, seus desdobramentos e limites. A produção e o consumo da cultura enquanto mercadoria e espetáculo. O surgimento das novas mídias, o cenário digital e a apropriação de elementos e pautas políticas, culturais, sociais e religiosas. Impactos dessa produção na cultura histórica e nas construções de sentido histórico. O trabalho do historiador e do professor de História com fontes da cultura de massas.
Docente: Janaína de Paula
Horário: Terças-feiras, das 13:30 às 17:30
60 horas/ 4 créditos
10 vagas
Serão admitidos estudantes que assistam parte das aulas à distância, mediante justificativa junto ao Colegiado de Curso. Essa possibilidade se aplica a estudantes não residentes em Ponta Grossa.
- Período e orientação para as inscrições:
a) Período: de 13 a 20/02/2026
b) As inscrições deverão ser feitas pelo sistema ACAD (https://acad.apps.uepg.br/inicio) - Documentos necessários à inscrição:
5.1 Carta de intenção.
5.2 Arquivo .pdf com uma foto de rosto recente.
5.3 Arquivo .pdf com cópia do diploma de curso de graduação (frente e verso).
5.4 Arquivo .pdf com cópia dos documentos pessoais (RG em que conste o CPF ou CNH).
- Não será aceita a inscrição do candidato que não enviar a documentação completa.
- O processo de seleção é composto por uma (01) etapa: avaliação da carta de intenção.
7.1 A avaliação da carta de intenção exigirá que o candidato enfatize os seguintes itens:
a) Motivos pelos quais deseja frequentar a disciplina;
b) Experiência acadêmica (estágio, monitoria, iniciação científica, TCC) ou profissional do candidato na área da disciplina ou áreas afins;
c) Benefícios que a realização da disciplina trará para o seu desempenho acadêmico e profissional.
8) Divulgação do resultado final será feita em edital até o dia 27 de fevereiro de 2026 na página do Programa: https://www2.uepg.br/ppgh/editais
As aulas terão início no dia 3 de março de 2026.
Ponta Grossa, 13 de fevereiro de 2026.
Coordenação do PPGH

